Embraer lança novos modelos de aeronaves comerciais

Apresentação da linha contou com a presença do presidente em exercício, Marco Maciel, e do governador Geraldo Alckmin

seg, 29/10/2001 - 15h36 | Do Portal do Governo

A Embraer apresentou nesta segunda-feira, dia 29, o seu mais novo jato comercial – o Embraer-170 – com capacidade para transportar 70 passageiros. Este é o primeiro modelo de uma nova família de jatos, e engloba ainda o Embraer-175, com capacidade para 78 passageiros, o Embraer-190, para 98 passageiros e o 195, para 108 passageiros. O orçamento total foi de US$ 850 milhões. Os lançamentos foram realizados na sede da empresa em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba.

O primeiro vôo teste do jato 170 será dentro de poucas semanas. A empresa suíça Crossair foi o primeiro cliente a adquirir a aeronave e a entrega será em dezembro de 2002.

O preço de venda do jato comercial Embraer-170 é de US$ 24 milhões. A aeronave pode atingir velocidade média de 870 quilômetros por hora.

O potencial de exportação da família Embraer-170 e 190 pode atingir R$ 15 bilhões de dólares ao longo dos próximos dez anos, gerando três mil empregos diretos no Brasil.

Estas aeronaves já estão sendo procuradas, com 112 unidades encomendadas antecipadamente para os modelos 170 e 190. Há ainda 202 opções de compra para a nova família de aeronaves encomendadas por importantes empresas internacionais.

A cerimônia de lançamento foi prestigiada por cerca de 3.000 pessoas, entre elas o presidente da República em exercício, Marco Maciel, o governador Geraldo Alckmin, além de empresários do setor aeronáutico, parceiros e fornecedores nacionais e estrangeiros, e cerca de 200 jornalistas internacionais. Para Alckmin, esta é uma prova de confiança e determinação da Embraer em um momento difícil pelo qual passa a indústria aeronáutica. ‘Esta é uma crise passageira, transitória. É inimaginável a gente ver o mundo moderno sem aviação’, comentou.

Alckmin observou que devido à queda do número de passageiros, as grandes companhias estão substituindo os grandes aviões por outros com menor capacidade. ‘Isto abre uma oportunidade para a Embraer que é líder mundial de aviação regional’, considerou.

O diretor-presidente da Embraer, Maurício Botelho, ressaltou que a empresa fez uma pesquisa com seus usuários antes da lançar os modelos. O Embraer-170 conta com duas poltronas laterais que oferecem maior conforto aos passageiros. ‘Não há assento intermediário, pois 95% dos passageiros não gostam desse local’, explicou Botelho.

Marco Maciel enfatizou que as exportações irão aumentar com os lançamentos da Embraer. ‘Isso irá acontecer com valores agregados’, afirmou. Ele elogiou a parceria entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade. ‘Os tempos da globalização exigem intensa integração para construir uma sociedade com menos desigualdade’, disse.

A Embraer é a quarta maior empresa de aeronaves comerciais do mundo e a primeira na aviação regional. De acordo com Alckmin, mais da metade dos equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB) são da Embraer. Ele também anunciou que em parceria com a Fundação para a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Embraer está desenvolvendo um projeto de túnel de vento para ensaios aerodinâmicos.

Valéria Cintra / Rogério Vaquero