Em Israel, Alckmin pede fim do embargo à importação da carne bovina paulista

Governador fez palestra em Tel Aviv na Conferência do Primeiro Ministro de Israel sobre Comércio Exterior e Cooperação Internacional

qui, 10/11/2005 - 14h43 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em visita oficial a Israel, pediu neste quinta a Ehud Olmert, vice-primeiro ministro e ministro Interino das Finanças, e da Indústria, Comércio e Emprego, a suspensão do embargo à importação da carne bovina paulista.

Alckmin argumentou que há mais de 10 anos não há um único caso de febre aftosa no Estado de São Paulo. Portanto, não há motivo que justifique a manutenção do embargo.

O governador afirmou a Ehud Olmert que São Paulo compra bois vivos e beneficia a carne com rigoroso controle sanitário. Além de pedir para que Israel suspenda o embargo, Alckmin disse que São Paulo é o principal produtor de álcool combustível e que o produto poderia entrar na pauta de exportação para Israel, principalmente depois da assinatura do Protocolo de Kyoto. Lembrou que 60% dos carros fabricados no Brasil já são bicombustíveis.

O governador fez palestra em Tel Aviv na Conferência do Primeiro Ministro de Israel sobre Comércio Exterior e Cooperação internacional. Na palestra, estavam presentes mais de 900 empresários e representantes de 37 países.

Alckmin apresentou os dados estruturais de São Paulo, mostrou que o Estado é uma plataforma de exportação para outros países da América Latina, falou do esforço do governo para melhorar a infra-estrutura e estimular a exportação, como importante instrumento de geração de renda e emprego. Durante a palestra, destacou os investimentos na área de tecnlogia e incentivo à pesquisa científica.

O governador cumprimentou Israel pelo ‘empenho em substituir o conflito regional pelo diálogo político e de cooperação econômica ‘. Disse que esses esforços são acompanhados com expectativa pela população brasileira, particularmente em São Paulo ‘onde vivem em paz as maiores comunidades judaicas e árabes do País.’

Ele aproveitou o encontro para convidar o vice-primeiro ministro Ehud Olmert para visitar São Paulo. Manifestou ainda sua satisfação pela conclusão das negociações entre o Hospital Albert Einstein e o Instituto Científico Waismann, de Israel, para desenvolvimento de pesquisa conjunta na área de neurologia e tecnlogia de imagem.

Depois de Israel, o governador segue para Índia, no sábado, onde acompanha o primeiro-ministro Manmohan Singh na abertura da International Trade Fair, em Nova Délhi. O evento é a maior feira de negócios do país e uma das maiores da Ásia. No dia seguinte, ele abre o seminário ‘Brasil-Índia: Uma Nova Parceria’, que vai colocar frente a frente empresários do Brasil e da Índia.

Participam desta missão, que é promovida em parceria com a SP Chamber (braço de comércio exterior da Associação Comercial de São Paulo) e com o Departamento de Promoção Comercial do Itamary, mais de 50 empresários.