Educação: Vestibular 2004 da Unesp tem mais de 93 mil inscritos

Unesp ofereceu mais de 6 mil isenções de taxas de inscrição

sex, 17/10/2003 - 19h45 | Do Portal do Governo

Mais uma vez, a Fundação para o Vestibular da UNESP (Vunesp) registra aumento de procura pelos cursos oferecidos na UNESP. Para o vestibular 2004, foram 93.885 inscritos para disputar as 6.310 vagas oferecidas, 3,6% a mais em relação ao concurso de 2003. ‘Este crescimento contínuo demonstra o compromisso desta Universidade em promover o acesso cada vez maior ao ensino superior público e de qualidade em São Paulo, num esforço conjunto com a Vunesp e com o governo do Estado’, diz o reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade.

‘O fato de um número maior de candidatos se inscrever na UNESP revela não só o crescimento da Universidade, como também a busca dos jovens por uma sólida formação superior gratuita’, completa Alvanir de Figueiredo, diretor presidente da Vunesp.

Para 2004, a UNESP ofereceu 6.310 isenções de taxas de inscrição – o mesmo número de vagas – para estimular a participação de estudantes socioeconomicamente carentes. ‘Nossos cursos são oferecidos em 23 unidades, das quais sete, recém-criadas, dentro do programa de expansão da UNESP, são a manifestação de nosso compromisso de oferecer um ensino universitário público cada vez melhor no Estado’, avalia Trindade.

Ao mesmo tempo em que aumenta a busca pelo ensino público, cresce
também o empenho dos dirigentes da UNESP para criar mais vagas em cursos já existentes e também em cursos novos. Com esse objetivo, em julho, foi realizado o Vestibular de Meio de Ano, no qual foram oferecidos 1.015 vagas, sendo 345 delas nas sete novas unidades. ‘Uma de nossas preocupações é formar mão-de-obra gabaritada para suprir as exigências do mercado’, diz
Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp.

As provas ocorrem nas seguintes datas: 7 a 10 de dezembro (Provas
específicas de habilidades e de aptidão); 14 a 16 de dezembro (Provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa. No dia 6 de fevereiro de 2004, a Vunesp divulgará os resultados. A matrícula deverá ser feita no período de 10 a 12 de fevereiro, assim como a confirmação de interesse.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp/L.S