Educação: USP disponibiliza parte de seu acervo de obras raras para pesquisa on line

Critério adotado foi antigüidade

ter, 04/11/2003 - 18h33 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP (http://www.obrasraras.usp.br/) já está possibilitando a pesquisa, via Internet, de várias áreas do conhecimento em um rico catálogo datado desde o século XV. O projeto objetiva o contato on line com livros raros já que, em uma biblioteca convencional, o acesso torna-se restrito devido ao estado de conservação e peculiaridades físicas que estes exemplares requerem.

‘Até agora estão disponibilizados 38 livros e o critério adotado foi antigüidade, valor histórico e o fato de que elas não poderiam estar digitalizada em outra biblioteca digital’, explica Maria de Lourdes Rebucci Lirani, coordenadora da Equipe Técnica de Desenvolvimento e Implementação da Biblioteca.

Ao todo, o acervo especial é composto por 1983 títulos dos séculos XV, XVI e XVII, além de vastas coleções dos séculos XVIII, XIX e XX, encontradas nas diversas faculdades da USP. Porém, apenas 38 possuem na íntegra o conteúdo disponível, as demais tiveram somente as capas digitalizadas.

A obra mais antiga data de 1493 e chama-se ‘Liber Chronicarum’. Localizado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o livro foi escrito por Hartmann Schedel (1440-1514) e retrata em verso e prosa, através de lendas e anedotas, passagens da Bíblia. Desde a criação do mundo até o Apocalipse, a bela obra pode ser apreciada ao visualizar a escrita em gótico e o exemplar é todo colorido a mão.

Aprendizado extra

Outra preciosidade, materialmente encontrada na biblioteca do Instituto de Biociências (IB), é ‘Nova genera et species plantarum’, de Karl Friedrich Philipp von Martius, do século XIX. O botânico alemão participou de uma expedição analisando a flora, etnografia e fauna desde o Rio de Janeiro até o Amazonas, durante os anos de 1817 até 1820. Sua pesquisa resultou na obra ‘Flora Brasiliensis’, um apanhado de 15 volumes.

‘Imagino a curiosidade de um aluno da 8.ª série podendo, após assistir a uma aula de botânica, folhear um livro do século XIX recheado de belíssimas figuras de plantas. O aprendizado pode se tornar mais prazeroso e assim melhor assimilado’, lembra Paulo Cesar Masiero, Presidente da Comissão Central de Informática da USP.

Para o projeto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ofereceu um auxílio de R$100 mil, o qual foi utilizado exclusivamente para digitalização dos livros inicialmente selecionados – num total de 20.300 páginas – além das capas digitalizadas das demais obras.

‘Um dos critérios que podemos adotar para as próximas obras a serem digitalizadas é utilizar o resultado das estatísticas de acesso e, assim, disponibilizar aquelas mais procuradas. Estamos também incentivando as próprias bibliotecas da USP que possuem essas obras a buscarem recursos através de projetos para órgãos de fomento. Além disso, está sendo encaminhado novo projeto para o CNPq e esperamos também receber doações’, finaliza Maria de Lourdes Rebucci Lirani. Mais informações: (0XX16) 273-6286

Da Agência USP de Notícias/Juliana Kiyomura Moreno/L.S.