Educação: Universitários podem se beneficiar das bolsas do projeto Escola da Família

No total 25 mil alunos podem obter as bolsas

qui, 22/05/2003 - 20h26 | Do Portal do Governo

Vinte e cinco mil universitários, todos ex-alunos da própria rede estadual paulista de ensino, vão se beneficiar por sua participação no projeto Escola da Família: Espaços da Paz que, a partir do próximo semestre, vai permitir que as seis mil escolas da rede da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo abram suas portas nos finais de semana, para a realização de atividades comunitárias.

Segundo o acordo de cooperação que será assinado na próxima segunda-feira, dia 26, entre o Governo do Estado de São Paulo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os candidatos receberão bolsa-universidade de até 50% do valor de suas mensalidades escolares, limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente.

A carga horária mínima será de 12 horas por final de semana. Todo candidato deverá, obrigatoriamente, ter cursado o ensino médio na rede pública do Estado de São Paulo.

Apenas serão aceitos candidatos matriculados em instituições privadas de ensino superior que firmarem convênio com a Secretaria da Educação comprometendo-se a conceder aos alunos selecionados uma bolsa de estudo, em valor que complemente 100% de gratuidade na mensalidade.

O prazo final para inscrições se encerra no próximo dia 25 de junho. A partir do dia de lançamento do projeto, que deverá se estender por três anos, os interessados poderão obter mais informações através da Central de Atendimento da Secretaria da Educação do Estado (tel. 0800-7700012); na escola estadual mais próxima de suas residências; ou acessando a página da Secretaria da Educação na internet, (www.educacao.sp.gov.br)

A solenidade será na Escola Estadual ‘Tarcísio Álvares Lobo’, rua Estela Borges Morato, 500, bairro do Limão, Zona Norte da Capital), presidida pelo governador Geraldo Alckmin, contando com a presença do secretário estadual da Educação Gabriel Chalita; o embaixador Marcos César Meira Naslausky, diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação; e o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein. O projeto Escola da Família: Espaços de Paz visa a despertar, entre 7 milhões de jovens e suas respectivas comunidades, novos referenciais para a elaboração de uma cultura de paz.

O trabalho será desenvolvido por uma equipe composta por Educadores Profissionais, a serem contratados autonomamente pelas Associações de Pais e Mestres (APMs) – um profissional por escola – bem como pelos Educadores Universitários, que receberão treinamento adequado. Este grupo básico será complementado por Educadores Voluntários e irá operar sob a responsabilidade da direção da escola, com supervisão e apoio de toda a estrutura da
Secretaria da Educação. Os recursos financeiros para instalação e manutenção do projeto terão origem na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e serão repassados pela Unesco, mediante o acordo de cooperação.

Da Secretaria da Educação
C.A