Educação: Unicamp vai investir R$ 17,5 milhões em cursos de graduação em 2003

Este é o maior investimento realizado na história da instituição

seg, 05/05/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da Unicamp

A Unicamp vai investir R$ 17,5 milhões em seus cursos de graduação em 2003. Este é o maior investimento jamais feito em graduação em um único ano na história da Unicamp. Os recursos serão aplicados numa série de melhorias de curto e médio prazo deliberadas pelo Conselho Universitário, com o objetivo de aprimorar as condições de ensino e de infra-esfrutura nas unidades de ensino e pesquisa e em infra-estrutura centralizada como salas de aula e restaurantes. A medida vai beneficiar principalmente a comunidade de alunos de graduação e de pós-graduação, mas também vai melhorar as condições de trabalho dos professores.

Este valor de 17,5 milhões representa a primeira parcela dos recursos aprovados pelo Conselho Universitário (Consu) e a serem investidos até 2006. A origem dos recursos é a suplementação de orçamento obtida em função do programa de expansão de vagas na graduação – 360 novas vagas em 19 cursos. Os principais investimentos são para a reforma do Básico I, a construção de um novo prédio de salas de aula para as engenharias, melhorias no sistema de restaurantes e uma série de outras iniciativas no âmbito das unidades – todas voltadas para a comunidade de estudantes de graduação.

Em paralelo, foram aumentados os recursos para a assistência estudantil na mesma proporção do aumento de vagas na graduação. Também foram autorizadas novas contratações de docentes para atender o aumento de vagas.

A Unicamp tem hoje 12,5 mil alunos em 53 cursos de graduação e 12,7 mil matriculados em 111 programas de pós-graduação. A qualidade da formação oferecida pela Unicamp tem muito a ver com a relação que ela mantém entre ensino e pesquisa. Tem a ver também com o fato de que 90% de seus 1.800 professores atuam em regime de dedicação exclusiva e 94% tem titulação mínima de doutor.

Onde os recursos serão aplicados

Básico I – Serão reformadas todas as dezoito salas, com ampliação de espaços e uso de recursos audiovisuais de primeira linha, propiciando maior conforto aos alunos e a introdução de modernas tecnologias de ensino. Além disso serão reformados os espaços de convivência e instalações de serviços. Esta é a primeira reforma do prédio em mais de 30 anos. Destaque também para a implantação dos laboratórios de informática do Básico II, com infra-estrutura de informática para 250 usuários.

Construção de Novo Prédio de Salas de Aula – A localizar-se na vizinhança das Faculdades de Engenharia Mecânica e de Engenharia Química, o novo prédio terá uma área de 1.960 metros quadrados e capacidade para receber 1.020 alunos.

Investimentos na Infra-Estrutura de Ensino – Diversos outros investimentos em infra-estrutrura de ensino (laboratórios, ampliações físicas e equipamentos) estão sendo feitos nas unidades de ensino e pesquisa. Veja quais.

FCM Infra-estrutura para o curso de Farmácia
FEA Investimento em laboratórios de ensino
FEC Investimentos no curso de Arquitetura
IFGW Aquisição de equipamentos para o curso de Física Médica
IFCH Conclusão da reforma da Biblioteca
IA Infra-estrutura para os cursos de Midialogia e Educação Artística
IB Infra-estrutura para o curso de Farmácia
FEQ Aquisição de equipamentos para a Graduação
IQ Infra-estrutura para o curso de Farmácia e para a Graduação
FEAGRI Ampliação da infra-estrutura para a Graduação
IC Aquisição de equipamentos para a Graduação
FE Investimentos gerais para a Graduação
IEL Investimentos em infra-estrutura de salas de aula
CEL Construção de edifício anexo
CESET Aquisição de equipamentos para a Graduação

Além desses investimentos, feitos com os recursos da suplementação, a Reitoria já realizou outros para melhoramentos de salas de aula no Instituto de Biologia e no Instituto de Química, além dos que serão realizados no Instituto de Estudos da Linguagem.

Novidades também nos restaurantes

Cerca de 10 mil alunos da graduação e da pós-graduação utilizam diariamente os serviços de alimentação da Unicamp: o Restaurante Universitário (RU) e o Refeitório Administrativo (RA). Para melhor atendê-los, está sendo programada uma série de melhorias de curto e médio prazo visando otimizar processos e aprimorar a qualidade de seus serviços.

Entre as medidas de melhoria de processos em andamento no RU, destaca-se a ampliação da linha de produção a vapor para a cocção de alimentos no RU, a reforma das áreas de manipulação de refeições transportadas e de três câmaras frigoríficas, a reforma e ampliação dos vestiários dos funcionários e a construção de uma nova plataforma de carga e descarga, além de obras gerais no prédio.

O RU produz em torno de 6 mil refeições diárias para os períodos diurno e noturno, aí incluído o abastecimento do RA, do Cotuca e do Prodecad. Ainda neste semestre, o RU passará a fornecer também cerca de 1.700 refeições diárias para a área de Saúde (HC, Caism e Hemocentro), sem prejuízo para os funcionários que atuam na Divisão de Nutrição e Dietética do HC, que continuarão responsáveis pela preparação das refeições dos pacientes das alas de internação.

Com a centralização da produção de refeições e as vantagens operacionais daí decorrentes, o RU contará com um novo forno com capacidade de produção de 1.200 refeições diárias. Para melhorar e ampliar a capacidade de transporte de refeições para as áreas “externas”, o RU contará também com um novo veículo, além de nova bateria de equipamentos e utensílios térmicos para acondicionamento e transporte de alimentos.

Outros Investimentos
Outros planos de melhoria do serviço de restaurantes para os meses futuros incluem:
• ampliação do RA em 40 lugares e a colocação de cobertura defronte ao prédio, para propiciar maior conforto aos usuários;
• a construção de dois novos refeitórios (RA’s) no campus, com capacidade para 1.500 refeições cada, visando a descentralizar a distribuição e eliminar completamente a fila no RU.
Com essas medidas, a Reitoria espera melhorar bastante a qualidade do atendimento aos alunos e funcionários da Universidade. Estas providências resultam das discussões realizadas na Comissão Permanente de Restaurantes da Unicamp, instituída por deliberação do Conselho Universitário, a qual tem representantes do DCE, do STU, da Adunicamp, da Prefeitura do Campus, da DGA e é presidida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).

V.C.