Educação: Unicamp ganha Biblioteca Digital

Acervo oferece 300 mil páginas digitalizadas de informações acadêmicas, culturais e educacionais

qua, 03/09/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

Da Agência FAPESP


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) finalizou, no final de agosto, a fase de implantação de sua Biblioteca Digital. Trata-se do maior acervo universitário disponível de forma eletrônica em todo o Brasil, com 1,9 mil teses digitalizadas e uma hemeroteca com 40 mil recortes de jornais sobre Campinas (SP). No total, são 300 mil páginas digitalizadas de informações acadêmicas, culturais e educacionais.

O objetivo da Biblioteca Digital é difundir a produção intelectual e científica da Unicamp com precisão e rapidez. A fase experimental da biblioteca começou a ser desenvolvida em 2001, quando contava com apenas 120 teses digitalizadas. Desde então, o site já registrou cerca de 70 mil visitas e mais de 40 mil downloads das teses disponíveis. O conteúdo está sendo ampliado com outros produtos agregados, inclusive materiais digitalizados dos arquivos da universidade. Segundo o diretor da Biblioteca Central da Unicamp, Luiz Atílio Vicentini, a meta é atingir a marca de quatro mil documentos de teses digitalizadas dentro de dois anos.

Outra novidade, fruto de uma parceria entre a Unicamp e o portal Universia (www.universiabrasil.net), é que o conteúdo estará disponível para vários países, em versões em espanhol e inglês.

O projeto de criação da biblioteca se concretizou graças a um software conhecido como “Nou-Rau”, registrado recentemente pela universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O programa, desenvolvido pela equipe de informática da Biblioteca Central e pelo Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), traz um importante mecanismo de busca de informações, como artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural. O programa possui um sistema de busca por palavra-chave que permite ao usuário localizar um documento por título ou por autoria.

Para acessar o acervo de dissertações e teses, é necessário fazer um cadastro na página da Biblioteca Digital (http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/sbu/).

(LRK)