Educação: Unicamp de Portas Abertas ultrapassa os 32 mil inscritos

Evento acontece nos dias 2 e 3 de setembro

seg, 15/08/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo

O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, já tem 32.297 inscritos. A 20 dias de sua realização, o número está próximo da estimativa inicial dos organizadores, que é 40 mil inscrições. Para o vice-reitor da Universidade e coordenador-geral do evento, Fernando Costa, o interesse pela edição de 2005 mostra a aceitação da iniciativa por parte da sociedade. ‘Ficamos satisfeitos com a procura. Isso prova que a UPA é um momento importante, em que as pessoas podem conhecer melhor a Unicamp’, diz.

Apesar de comemorar a procura, o vice-reitor afirma que as inscrições serão realizadas até chegar a um número adequado em termos de segurança, para que a Universidade tenha condições de operacionalizar o atendimento. ‘Até gostaríamos de poder atender mais pessoas, mas, no momento, temos condições de receber 40 mil’, acrescentou.

Da noite de quarta-feira, dia 10, para quinta-feira, 11, mais de 20 escolas confirmaram a participação, inscrevendo, juntas, mais de mil visitantes. Na opinião do assessor de pró-reitoria de graduação, Sigisfredo Brenelli, um dos organizadores do evento, a procura deve-se à participação das escolas em edições anteriores. O interesse pela participação é crescente, de acordo com ele. Em 2004, o evento atingiu a marca de 30 mil inscrições uma semana antes de sua realização, confirmando o sucesso da primeira UPA. No final, foram recebidas mais de 35 mil pessoas.

Vestibular

Eles vêm de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Piauí, São Paulo, Espírito Santo. Mas encarar a estrada para passar o dia todo na Universidade é uma missão que vale a pena para alguns estudantes aprovados em exames vestibulares em 2005, como é o caso de 11 alunos do Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley, de São José dos Campos, instituição mantida pela Embraer.

A primeira turma formada no ensino médio pelo colégio, em 2004, teve um índice de 80% de aprovação em processos seletivos. Dezoito deles passaram no vestibular da Unicamp. De acordo com Daniel Augusto Ferraz Leite, coordenador pedagógico da escola, 42% estão matriculados em instituições públicas. “A Unicamp, por si, já tem fama de ser boa, mas a UPA certamente influenciou na escolha profissional e estimulou o interesse pela graduação”, diz o coordenador.

Este ano, o colégio repete a dose com o mesmo número de alunos visitantes da edição de 2004. De acordo com Leite, os alunos voltam entusiasmados e acabam influenciando os colegas do segundo ano do ensino médio a se inscreverem no evento. Na opinião dele, o programa da Unicamp diferencia-se de toda visita a Universidades que já fez com seus alunos. “Principalmente pela organização. É um programa que abre as portas de todas as unidades e laboratórios. A Universidade se volta para as visitas nesses dois dias. Isso não encontrei em outra instituição”, reforça.

Novidade

De acordo com Fernando Costa, este ano a UPA terá uma cerimônia de abertura para convidados, a ser realizada na quinta-feira (1 de setembro), com horário a ser confirmado pela comissão organizadora.

Toda a infra-estrutura necessária para receber o grande público já está sendo providenciada, segundo Brenelli. Para isso, a organização conta não só com profissionais da Universidade, mas também da Dersa e Renovias. Entre unidades de ensino e administração, quase 2 mil pessoas, entre elas graduandos e pós-graduandos, darão assistência aos jovens visitantes para que eles possam, com tranqüilidade, tomar conhecimento dos cursos e projetos desenvolvidos na Universidade.

Do Portal Uncamp

J.C.