Educação: União dos dirigentes municipais defende processo de municipalização do ensino fundamental

nd

qua, 24/04/2002 - 17h01 | Do Portal do Governo

A Undime, que reúne todos os secretários de Educação dos 645 municípios do Estado de São Paulo, defende o processo de municipalização do ensino

Em sua primeira reunião com o novo secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, realizada nesta quarta-feira, dia 24, na sede da Secretaria, em São Paulo, a presidente da União Dos Dirigentes Municipais de Ensino -Undime, Profª Vera Hilst, defendeu o processo de municipalização do ensino fundamental que vem sendo desenvolvido desde 1.995 pelo Governo do Estado.

Vera, que também é secretária da Educação de São Sebastião, destacou que São Paulo tinha apenas 64 municípios que atendiam alunos do ensino fundamental, número que subiu para 540 em 2.001. Ela afirmou que o processo foi democrático, desenvolvido caso a caso, e que nenhum município voltou atrás com o processo. ‘Ao contrário. Os municípios só aumentaram de ano para ano a quantidade de alunos atendidos’.

Para dar sustentação à municipalização, o Governo criou o Programa de Ação Cooperativa-PAC, que permite a celebração de convenios entre o Estado e o Município para construção, ampliação e reforma de escolas. A Undime reúne todos os secretários de Educação dos 645 municípios do Estado de São Paulo.