Educação: Unesp realiza XV congresso de Iniciação Científica

Membros da Universidade e do CNPq selecionaram 2 mil trabalhos

sex, 17/10/2003 - 14h29 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 18, começa o XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Este ano, o evento será realizado no campus de Marília, até o dia 24 de outubro, com 2.259 trabalhos selecionados nas áreas de Humanas, Biológicas e Exatas, 18% a mais em relação ao número de trabalhos apresentados em 2002,

No total, foram submetidos à aprovação 2.678 resumos. O processo de seleção é dividido em quatro etapas: na primeira, os trabalhos são avaliados por 34 conselheiros do Comitê Científico da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNESP; em seguida, os mesmos resumos são submetidos a outros docentes.

Na terceira etapa, 15 trabalhos de cada área são escolhidos a partir da média das duas avaliações. Na última etapa, durante o evento, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membros do comitê científico da UNESP escolhem os melhores.

Os cinco primeiros trabalhos de cada área receberão o prêmio de R$ 1 mil. O anúncio dos vencedores será feito no dia de encerramento do evento. Entre os critérios utilizados pelos julgadores estão a apresentação, a forma escrita e o domínio do tema.

Segundo o coordenador do evento, professor Erivaldo Antonio da Silva, cerca de 50% dos autores dos trabalhos selecionados não possuem bolsas de iniciação científica. Hoje, na UNESP, 1.250 alunos recebem bolsas; destas, 200 são oferecidas pela própria UNESP e as restantes, por agências de fomento à pesquisa.

Além dos alunos, a coordenação do congresso também vai premiar os docentes orientadores que mais incluem alunos em seus projetos de pesquisa. Na área de Humanidade, foi selecionada a pedagoga do Departamento de Didática do campus de Marília, Maria do Rosário Longo Mortatti. Em Biológicas, a dentista Maria Fernandes Gomes, da Faculdade de Odontologia (FO), campus de São José dos Campos; na área de Exatas, foi escolhido o engenheiro mecânico Eduardo Carlos Bianchi, da Faculdade de Engenharia, campus de Bauru.

Como tem ocorrido nos dois últimos anos, serão também realizadas durante o congresso nove oficinas. Entre os temas, estão Ferramentas de busca de informação na Internet; Comunicação científica: subsídios ao uso de multimeios; Publicação científica: tecnologias como recurso à produção do conhecimento; Comunicação oral e escrita; e elaboração de resumos.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP. Mais informações com Dênio Maués (11) 252-0329

V.C.