Educação: Unesp realiza Feira de Profissões

Evento pretende receber 15 mil visitantes

qua, 23/07/2003 - 11h07 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

Realizada no campus de Araraquara, a Feira de Profissões da UNESP tornou-se uma referência para um grande contingente de jovens que vivem o momento da escolha da carreira. A sexta edição desse evento, vai até esta sexta-feira, dia 25, e deverá superar a marca obtida em 2002, de 12,5 mil visitas de estudantes de escolas públicas e particulares, vindos de mais de 100 cidades do Estado e do sul de Minas Gerais. ‘Nossa expectativa é reunir este ano 15 mil visitantes’, comenta a coordenadora do evento, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, psicóloga do Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa (CEAO), campus de Araraquara.

Das 14 às 22 horas, especialistas farão palestras sobre 90 profissões universitárias. No dia 23, serão abordadas as carreiras da área de Ciências Humanas; no dia 24, serão discutidas as da área de Exatas; e, finalmente, no dia 25, será a vez do campo de Ciências Biológicas. O público também poderá obter informações sobre os vestibulares das universidades públicas no Estado, por meio de apresentações sobre os exames de Vunesp, Fuvest, Unicamp e UFSCar. Outra palestra que deverá atrair muitos alunos é a que abordará a redação nos vestibulares.

‘O objetivo da Feira é fornecer informações abalizadas sobre os cursos superiores, no sentido de desmistificar os estereótipos construídos sobre cursos e profissões’, esclarece Maria Beatriz, que ministrará a palestra de encerramento do evento, com o tema ‘O perfil do profissional de sucesso no novo milênio’.

A psicóloga ressalta que, geralmente, a escolha de uma carreira é determinada por fatores – como status, estabilidade profissional e retorno financeiro – que não se relacionam aos desejos e potenciais dos estudantes. ‘Nosso trabalho é mostrar que os jovens devem optar por uma carreira e montar seu perfil profissional de acordo com seus interesses, suas habilidades e oportunidades’, analisa.

O evento é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária, pela Assessoria de Relações Externas e pela Vunesp. Encarregado de fazer a abertura solene da Feira, o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Benedito Barraviera, assinala que o apoio à realização da Feira está relacionado às atividades do Programa de Divulgação, Orientação e Informação Profissional da UNESP (PIP) (veja quadro abaixo). ‘O PIP, que integra projetos como o Venha nos Conhecer, tem como missão divulgar a universidade em seus múltiplos aspectos, com ênfase na questão do vestibular’, diz Barraviera.

Mais informações sobre a Feira podem
ser obtidas no site da www.fclar.unesp.br

V.C.