Educação: Unesp lança livro sobre piscicultura e manejo sustentado de ecossistemas

Potencial da atividade no Brasil é enorme e ainda mal aproveitado

ter, 25/11/2003 - 11h24 | Do Portal do Governo

A piscicultura, ou cultivo de peixes, pode ser tanto uma agradável atividade de lazer, como um rentável negócio. Mas, para o autor desta obra, Valdener Garutti docente do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto, o fundamental é que pode ser uma medida eficiente para preservação da natureza, desde que aplicadas as técnicas adequadas de manejo. Muitas delas são apropriadas a qualquer espécie; outras, porém, somente podem ser aplicadas a determinados tipos de peixes.

Para tanto, são necessários conhecimentos biológicos e zootécnicos básicos da espécie que se deseja cultivar, desde seu ambiente natural até seus hábitos alimentares e características de desenvolvimento e reprodução.

Outro quesito é a utilização da água, recurso finito, que deve ser levado em consideração. Nesse sentido, Piscicultura ecológica reúne tanto informações sobre o cultivo de peixes, em especial o lambari-do-rabo-amarelo, como fornece subsídios para o manejo sustentado dos ecossistemas, incluindo a construção de viveiros. Abrange ainda as bases legais para a piscicultura, com a legislação em vigor e orientação geral para regulamentação nos órgãos competentes.

O potencial da atividade no Brasil é enorme e ainda mal aproveitado. Estima-se que existam pelo menos oito mil espécies de peixes na fauna neotropical brasileira, embora conheça-se o manejo de poucas delas.

Este livro vem, portanto, suprir uma carência bibliográfica para aqueles que pretendem dedicar-se à piscicultura, e não meramente à criação extensiva de peixes, como é ainda freqüente no Brasil. Num país com sérios problemas nutricionais, com carência endêmica de proteína animal, a piscicultura apresenta-se como alternativa alimentar para o consumo interno. Ao mesmo tempo, destaca-se por seu potencial econômico como fonte de recursos advindos de exportações, e conseqüente capacidade de geração de empregos.

Os livros da Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11)3872-2861

V.C.