Educação: Unesp de São Vicente transforma-se em universidade de verão por 10 dias

Projeto Univerão oferece cursos, palestras e oficinas nas áreas de Arqueologia, Cultura Brasileira e História

qua, 14/01/2004 - 15h50 | Do Portal do Governo

De 19 a 29 de janeiro, 596 universitários de faculdades públicas e privadas de 96 cidades brasileiras participarão de cursos e oficinas na primeira edição da Universidade de Verão (Univerão), a ser realizada no câmpus da Unesp do Litoral Paulista e no hotel Paladium Apart Service, em São Vicente.

O projeto registrou 1.746 pré-inscrições. Em dezembro, o portal da Unesp divulgou a lista dos estudantes que participarão do programa. “Com a Univerão, a Unesp cumpre seu objetivo de levar conhecimento à comunidade e, ao mesmo tempo, reforça a integração de seu mais novo câmpus com a Baixada Santista”, argumenta o reitor José Carlos Souza Trindade. Dia 22 de janeiro, haverá uma sessão especial em homenagem ao aniversário do município de São Vicente.

Os 596 candidatos aprovados preencherão as vagas oferecidas em 12 cursos e 11 oficinas. Cada um participará, no máximo, de dois cursos e quatro oficinas. As atividades contemplarão as áreas de Arqueologia, Cultura Brasileira, História Regional, História Cultural, América Latina e Língua e Linguagem. Haverá oficinas de Leitura de Textos, Arqueologia e Gestão Pesqueira, entre outras.

Inspiração espanhola

O tema central das atividades será “Universidade, conhecimento e opinião”. Dos selecionados, 71% são do interior de São Paulo; 18,2% da Baixada Santista; 8,8% da capital e 2% de Minas Gerais. “A diversidade de inscritos mostra o interesse que as atividades oferecidas despertaram não só em São Vicente, mas também por todo o Estado”, acrescenta o responsável pelo projeto e coordenador da Área de Ciências Humanas da Unesp, Alberto Aggio.

Aproximadamente 62% são alunos oriundos de diversos câmpus Unesp e os outros 38% são universitários ou profissionais formados, provenientes de universidades públicas e privadas de todas as partes do país. A Unesp oferece alojamento aos integrantes que residem em outras cidades.

“Observamos com muita satisfação a presença de discentes das unidades diferenciadas de Ourinhos e Tupã, inauguradas em agosto”, comemora Aggio.

O Univerão foi inspirado num programa semelhante desenvolvido na Universidade Gandia (Espanha). Para a iniciativa da Unesp, estão programadas conferências, mesas-redondas, cursos, oficinas e atividades culturais organizadas por docentes de universidades brasileiras e historiadores espanhóis que coordenaram a ação na Europa. Haverá concessão de certificados aos participantes dos cursos e das oficinas.

SERVIÇO

Outras informações, acesse o endereço na Internet http://www.unesp.br/univerao
A participação nas conferências e mesas-redondas é livre aos interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp

(AM)