Educação: Unesp dará formação superior a professores da rede pública de Rosana

Reitoria assina hoje protocolo de intenções com a prefeitura do município

qui, 23/05/2002 - 11h33 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 23, o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Carlos Souza Trindade, e o prefeito de Rosana, Álvaro Augusto Rodrigues, assinarão um protocolo de intenções no qual o município se insere oficialmente no Projeto Pedagogia Cidadã, que visa a formação superior de todos os professores da rede pública. O evento, aberto à comunidade, será no Salão de Recepção de Visitas, em Primavera, às 20 horas.

O Pedagogia Cidadã é um projeto de caráter institucional e sob responsabilidade legal e acadêmica da UNESP. Visa a formação de 40 mil educadores, que já atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, nas redes estadual e municipal, mas que não têm terceiro grau completo. ‘A formação de uma sociedade mais justa, pelo acesso a educação plena, é o verdadeiro papel da universidade pública’, enfatiza o reitor José Carlos Souza Trindade. ‘Estamos engajados no aperfeiçoamento do ensino paulista.’

A Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) fará a seleção, ainda em maio, dos professores/alunos candidatos ao curso. A carga horária é de 3.200 horas/aula e o início está previsto para agosto. A princípio, o Pedagogia Cidadã será oferecido em 140 municípios. As prefeituras investirão cerca de R$ 160 mensais por aluno, além das despesas com os equipamentos e adequação das salas de aula, estimadas em R$ 140 mil. Essas salas, preparadas para turmas de 40 alunos, estarão equipadas com aparelhos para recepção de video e teleconferência. Haverá, ainda, uma biblioteca e um laboratório de informática com aproximadamente 25 computadores conectados à internet. As aulas, ministrada em três turmas diárias, serão em locais destinados pelas próprias prefeituras.

História

De acordo com dados do Censo Escolar de Educação de 2000, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), o Estado de São Paulo conta com 166.834 professores de séries iniciais. Destes, 88.360 possuem apenas a formação em nível médio ou o magistério. O ideal, no entanto, é que todos esses professores tenham formação superior para melhor atender às exigências das crianças da educação infantil e também aos estudantes até a 4ª série do ensino fundamental.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) preconiza que até 2007 todos os professores das redes Estadual e Municipal tenham essa formação. Para efetivar a formação de 53% dos educadores em atividade, a UNESP apresentou o Projeto Pedagogia Cidadã ao Governo do Estado. Seu currículo contempla um conteúdo interdisciplinar, para tornar os educadores efetivos agentes transformadores de atitudes para o exercício pleno da cidadania, aptos a lidar adequadamente com questões atuais, como racismo, sexualidade, ética, violência e drogas.