Educação: Trinta Escolas Técnicas Estaduais oferecem cursos sobre cooperativa

Neste ano, existem 5 mil cooperados, entre alunos, professores e funcionários da própria escola técnica

qui, 02/10/2003 - 9h03 | Do Portal do Governo

Das 34 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 30 oferecem cursos nas área de agropecuária e agroindústria, por meio da cooperativa-escola. Neste ano, existem 5 mil cooperados, entre alunos, professores e funcionários da própria escola técnica agrícola.

O objetivo é desenvolver a educação cooperativista na prática. Os integrantes atuam na administração de projetos agropecuários e agroindustriais, em todas as fases, por meio da gestão da empresa-cooperativa. “O estudante dinamiza os setores técnico-produtivos da fazenda em que a escola está localizada, desde a produção e gerenciamento até a comercialização dos produtos”, explica a professora Eva Chow Belezia, coordenadora do programa.

As escolas agrícolas participam das cooperativas e prestam serviços à comunidade, por meio de cursos para trabalhadores rurais, comercialização de mudas ou produção de excedentes. As cooperativas-escolas foram criadas há nove anos e já produziram dezenas de projetos, que resultam em recursos financeiros e garantia da manutenção e conservação de setores dessas instituições.

Em Jaú, a cooperativa da Escola Técnica Prof. Urias Ferreira obteve o registro do Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (SISP), uma exigência da Secretaria de Agricultura para garantia de qualidade dos produtos. Outro exemplo dos resultados é a cooperativa da Escola Técnica Paulo Guerreiro Franco, de Vera Cruz, que desenvolveu uma nova técnica para a produção das mudas de maracujá.

Da Assessoria de Imprensa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)