Educação: Teleconferência sobre Plano de Segurança nas Escolas mobiliza professores da rede pública

nd

qua, 19/06/2002 - 19h41 | Do Portal do Governo

Na manhã desta terça-feira, 18 de junho, foi realizada a primeira de uma série de teleconferências sobre o Plano de Segurança nas Escolas, divulgado pelo Governo do Estado no mês de maio. O tema da teleconferência ‘Vulnerabilidade do Adolescente’ contou com mensagem do governador Geraldo Alckmin. O secretário de Estado da Educação, prof. Gabriel Chalita, e o psicólogo Içami Tiba, foram os conferecistas.

A teleconferência foi transmitida em canal aberto e participaram professores da rede estadual de ensino sintonizados ao programa diretamente em suas escolas. Eles puderam participar por intermédio da formulação de perguntas aos conferencistas. Mais de 300 questões foram enviadas e os conferencistas responderam perto de 15% delas. As demais estão sendo catalogadas para estudo posterior.

Durante a teleconferência foram ressaltados aspectos da relação professor/aluno/pais e a responsabilidade de cada um nesta relação. Durante toda a apresentação foi destacada a importância do professor na formação educacional e de cidadania e também a valorização do educador para poder trabalhar melhor com seus alunos. As próprias questões remetidas aos conferencistas apresentaram esta preocupação por parte dos docentes.

Foram apontados os problemas mais comuns do relacionamento aluno/professor e suas possíveis soluções. Debateu-se muito os aspectos psicológicos desta relação e a importância da conquista do aluno pelo professor, não apenas pelo seu conhecimento profissional, mas também pelo lado afetivo.

Outro ponto de destaque da teleconferência foi a apresentação por parte do secretário da Educação, do suporte técnico/pedagógico que será fornecido ao professor para que ele tenha melhores condições de exercer com sucesso seu trabalho. Exemplo disso será a constante capacitação de professores, investimento em informática pedagógica e criação de um canal aberto do professor e da escola diretamente com a Secretaria de Estado da Educação.

As próximas teleconferências abordarão os seguintes temas:
‘Professores e alunos: encontros, histórias, perspectivas’;
‘Desejos animados: a escola como laboratório de idéias, gestos e atitudes’;
‘Família, comunidade e escola: onde nasce e cresce a cidadania;
‘Ética na sala de aula construindo lugares e passos’.