Educação: Taubaté realiza a Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo

nd

ter, 15/04/2003 - 12h07 | Do Portal do Governo

Da Secretaria estadual da Educação


A Diretoria de Ensino de Taubaté estará realizando até o final do mês de abril , a partir das 13 horas, a Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo – Categoria Infantil – com a participação de 584 alunos. As modalidades que fazem parte dessa categoria são: Basquetebol, Futebol de Salão, Voleibol, Dama e Tênis de Mesa.

O objetivo é valorizar a prática do esporte como espaço de vivência de relações interpessoais, que contribuem para a ampliação das oportunidades do exercício da cidadania e incentivar a participação de alunos em atividades esportivas competitivas como um dos fatores que contribuem para minimizar a agressividade do adolescente, proporcionando o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social.

As 26 escolas estaduais inscritas no evento estão representadas por 2,2 mil alunos divididos nas categorias Infantil, Mirim, Pré-Mirim e Juvenil. As modalidades do jogos desenvolvidas são Vôlei, Basquete, Atletismo, Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, todas de ambos os sexos nas seguintes fases: Diretoria de Ensino, Inter-DEs ou Sub-Regional, Regional e Final Estadual.

Os jogos da Categoria Infantil, que iniciaram no dia 8 de abril , irão até o dia 30 de abril, na fase Diretoria de Ensino. A fase Sub-Regional acontecerá no mês de agosto, a Regional, sediada na cidade de Lorena, também em agosto e a Estadual, em Jaú, no mês de setembro.

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo teve início em 11 de março de 2003 e substitui o antigo Campeonato Escolar de Esportes do Estado que acontece desde 1993. Trata-se seguramente do maior evento de esporte escolar da América Latina. Viabiliza uma competição anual, envolvendo escolas estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim), através da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas –ACD.

Próximos Jogos das Categorias Mirim e Juvenil

A fase Diretoria de Ensino da Categoria Mirim, será no mês de agosto, a Sub-Regional no mês de setembro e a Regional na cidade de Pindamonhangaba, em setembro. A fase estadual, sediada na cidade de Presidente Wenceslau, será no mês de novembro.

A fase Categoria Juvenil acontecerá em setembro na Diretoria de Ensino. A Pré Mirim, também na Diretoria de Ensino, em outubro. Na Cerimônia de Encerramento, que deve acontecer no mês de novembro, haverá uma homenagem aos atletas campeões para todas as categorias.

Olimpíada Colegial de Taubaté – Categoria Infantil

Horário: das 13 às 17 horas
Local: SESC Taubaté
Endereço: Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1.264
Esplanada Santa Teresinha
Telefone: (0xx12)3634-4000