Educação: Talento de alunos ganha destaque na I Mostra Regional em Pirassununga

Evento teve apresentações de dança e coral feitas pelos alunos de várias escolas estaduais

qua, 21/09/2005 - 9h17 | Do Portal do Governo

Supervisores de ensino, diretores de escola, professores, coordenadores, assistentes técnico-pedagógicos, representantes de APAEs, da Secretaria Municipal de Educação, pais e alunos participaram da I Mostra Regional Por Uma Escola Acolhedora e Inclusiva, na cidade de Pirassununga, interior do Estado, nesta segunda-feira, dia 19.

Na abertura, a dirigente de ensino de Pirassununga, Neide Costâncio Pinheiro, agradeceu a todos pelos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas unidades de ensino. E relembrou o quanto os educadores são importantes nesse processo. “O desejo dos educadores deve ser o de fazer do mundo uma pátria comum, e das sociedades de todos os países, uma família de iguais; independentemente das diferenças e especificidades. As escolas devem valorizar as eficiências de seus alunos, e não suas deficiências”, disse a dirigente.

A trilha sonora do encontro ficou por conta dos alunos da Escola Estadual Senador César Lacerda de Vergueiro. Eles apresentaram um coral de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais – que é parte do Projeto “Mãos que Falam ‘, desenvolvido na escola. Os alunos e a comunidade envolvida com a Escola Estadual Profa. Altimira Pinke , comandados por uma voluntária do Programa Escola da Família , também soltaram a voz. Já a professora Maria Imaculada Carandina Carrocini, acompanhada por dois alunos portadores de deficiência auditiva, reforçou a importância de aprender a linguagem dos sinais, e vencer o preconceito.

O teatro também ganhou espaço na mostra de Pirassununga. Os estudantes da Escola Estadual Prof. Waldemar Ferreira encenaram a peça ‘O Mágico de Oz ‘, com a participação do aluno Pedro Scárdua Neto, portador de deficiência física.

E a mostra não parou por aí. A professora Maria Cândida Figueira contou histórias com direito a tradução simultânea, feita por outra professora, para a linguagem dos sinais. Mais um exemplo de que incluir e acolher o aluno é mais fácil do que se imagina.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação

J.C.