Educação: Site divulgará iniciativas da USP no terceiro setor

O novo site da USP poderá gerar maior visibilidade para projetos sociais desenvolvidos pela comunidade universitária

sex, 02/08/2002 - 18h22 | Do Portal do Governo

A partir de agora os internautas poderão ter acesso às atividades da Universidade de São Paulo relacionadas ao terceiro setor por intermédio do site Universia Social, lançado nesta sexta-feira, dia 2, na Exposolidária 2002, feira para exposição e troca de informações entre projetos sociais, que será realizada até 11 de agosto, no piso térreo do pavilhão da Bienal, no Ibirapuera.

A iniciativa é resultado de um convênio entre a USP e o portal Universia Brasil www.universalbrasil.net, que reúne instituições de ensino superior da Península Ibérica e América Latina.

Existe também um grande número de pequenos projetos, que surgem da iniciativa de professores e alunos em todas as unidades, com atividades voluntárias em alfabetização, cursos de redação, de línguas, pré-vestibulares, orientação e assistência em saúde, arquitetura, direito, etc. Estes projetos normalmente têm apoio das escolas, mas não são realizados diretamente por elas, o que contribui para sua limitação em recursos e visibilidade.

Projeto Avizinhar, a Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, para inclusão social de portadores de deficiências) e o Serviço Social do Hospital das Clínicas serão atividades da USP que constarão no site.

Experiência rica

O Universia Social também apresentará os trabalhos feitos em outras instituições. Além do banco de dados, produzirá entrevistas com pesquisadores, professores e alunos que realizem atividades deste tipo, além de disponibilizar estatísticas, material jornalístico e um guia para pessoas interessadas em voluntariado.

O novo canal marca a entrada do portal Universia nas atividades do terceiro setor. Fundado em 2000, na Espanha, chegou ao Brasil em março de 2002 quando assinou convênio com a USP. Atualmente, tem parceria com mais de 550 instituições de 10 países, 110 delas no Brasil (que representam 45% dos universitários de graduação). A Exposolidária acontece das 10 às 20 horas, com entrada franca.