Educação: Site da Secretaria certifica conclusão de cursos na rede escolar

nd

sáb, 12/04/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

O Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE) é um sistema integrado de informações, criado para apressar e integrar os dados administrativos e gerenciais da Secretaria Estadual da Educação. Implantado em 2002, o programa torna disponível informações sobre os alunos concluintes dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante de nível técnico.

O novo sistema garante integração completa entre os dados, oferecendo credibilidade, rapidez e eficácia ao trabalho desenvolvido, desde as escolas até os órgãos centrais da secretaria.

O GDAE é operado pelo portal da Educação na Internet e funciona como Rede da Educação, integrando as duas Coordenadorias de Ensino, as 89 Diretorias de Ensino, as 6,1 mil escolas estaduais, as particulares e as municipais, quando se tratar de publicação de nomes dos alunos concluintes de cursos.

Antes da criação do sistema, as escolas elaboravam as laudas com os nomes dos alunos, repassavam para a Supervisão, para a Diretoria de Ensino e, por fim, para as Coordenadorias, que analisavam e encaminhavam ao Diário Oficial para a publicação. Para validar os documentos escolares, era preciso entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação e solicitar o carimbo de “visto-confere” nos documentos escolares.

“Com a implantação do sistema GDAE, basta ao interessado entrar na Internet, página da educação, link de consulta pública de nomes de concluintes com o RG do aluno ou o número de registro e olhar a publicação”, informa Joaquim Alcir Rosseto, analista de sistemas da secretaria. A grande vantagem, segundo explica, é que a Resolução SE 108/02, garante que essa publicação via site substitui qualquer solicitação de visto e conferência de documentos dos alunos que concluíram seus cursos. Dessa forma, as universidades, empresas e órgãos públicos podem acelerar a consulta sobre a legalidade, veracidade e autenticidade da conclusão de cursos, por meio da Internet.

(LRK)