Educação: Sistema garante informações sobre os alunos concluintes de cursos das redes particular, m

Dados que eram publicados no Diário Oficial, agora podem ser consultados na página da Secretaria

qui, 10/04/2003 - 20h17 | Do Portal do Governo

Dados que eram publicados no Diário Oficial, agora podem ser consultados na página da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

A Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE) é um sistema integrado de informações criado para agilizar e integrar os dados administrativos e gerenciais da Secretaria. Desde 2002, quando foi implantado, o sistema disponibiliza, no site da Educação, informações sobre os alunos concluintes dos ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante de Nível Técnico.

O novo sistema garante uma integração perfeita entre os dados, oferecendo credibilidade, rapidez e eficácia ao trabalho desenvolvido, desde as escolas até os órgãos centrais da Secretaria.

O GDAE é operado pelo Portal da educação na Internet. Funciona como uma Rede da Educação, integrando as duas Coordenadorias de Ensino, as 89 Diretorias de Ensino, as 6.1 mil Escolas Estaduais, as Particulares e as Municipais, quando se tratar de publicação de nomes dos alunos concluintes de cursos.

Antes da criação do sistema, as escolas elaboravam as laudas com os nomes dos alunos, repassavam para a Supervisão, para a Diretoria de Ensino e, por fim, para as Coordenadorias, que analisavam e encaminhavam ao Diário Oficial para a publicação. Para validar os documentos escolares era preciso entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação e solicitar o carimbo de ‘visto-confere’ nos documentos escolares.

‘Com a implantação do sistema GDAE é só entrar na Internet, na página da educação, no link de consulta pública de nomes de concluintes com o RG do aluno ou o número de registro e olhar a publicação’, disse Joaquim Alcir Rosseto, Analista de Sistemas da Secretaria. Ainda de acordo com o Analista, a Resolução SE 108/02 garante que essa publicação via site substitui qualquer solicitação de visto e conferência dos documentos dos alunos que concluíram seus cursos. Dessa forma, as Universidades, empresas e órgãos públicos podem agilizar a consulta sobre a legalidade, veracidade e autenticidade da conclusão de cursos por meio da Internet.

‘Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode acessar e validar as informações sobre o aluno acabando de vez com a burocracia ‘, conclui Edda Ehrmann, da Gerência de Sistemas Escolares da Secretaria.

Luciane Salles
Da Secretaria da Educação