Educação: Símbolo da imigração japonesa será sede da Unesp em Registro

Termo de cessão já foi assinado

ter, 16/03/2004 - 10h06 | Do Portal do Governo

Um dos símbolos históricos da imigração japonesa em Registro, o Complexo KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), vai integrar a Unidade Diferenciada (UD) da UNESP naquele município, onde é oferecido o curso de Agronomia. O termo de cessão para uso gratuito do imóvel foi assinado no dia 5 deste mês, pelo reitor José Carlos Souza Trindade e pelo prefeito Samuel Moreira da Silva Júnior. O governador Geraldo Alckmin foi representado pelo Chefe da Casa Civil Arnaldo Madeira.

O Complexo foi construído em 1922 e foi utilizado como local de beneficiamento de arroz. Tombado em 1987, o KKKK abriga hoje também o Memorial da Imigração Japonesa do Vale do Ribeira. O termo de cessão prevê a utilização do prédio pela UNESP por 99 anos. Segundo engenheiro agrônomo João Suzuki, coordenador executivo da UD, com o Complexo KKKK será ampliado o espaço físico da UNESP para ensino e pesquisa. ‘Registro está no Vale do Ribeira, uma região rica em biodiversidade e o curso de Agronomia tem o grande desafio de preservar esse ecossistema’, disse.

Em seu discurso, Trindade ressaltou a responsabilidade da UNESP na utilização do Complexo KKKK. De acordo com o reitor, o prédio continuará à disposição da comunidade de Registro e do Vale do Ribeira. ‘Nosso compromisso é aliar o máximo de qualificação acadêmica com o máximo de compromisso social. Para isso, as UDs estão desenvolvendo projetos de pesquisa voltados aos problemas de cada região onde estão instaladas’, disse.

A cerimônia também contou com as presenças do presidente da Comissão Especial de Orçamentos e Finanças da UNESP e assessor de Relações Externas José Afonso Carrijo Andrade e do coordenador das UDs Sebastião Gomes de Carvalho. Pelo município de Registro estavam presentes a vereadora Maria Sebastiana Paiva, representante da presidência da Câmara Municipal de Registro; o diretor do Departamento Municipal de Educação, Rogério Geraldo Vieira; a dirigente regional da Secretaria Estadual da Educação Reginalice Ferreira da Silva, e o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira, Toshiyake Yamamura.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp
V.C.