Educação: Seminário Internacional de Leitura e Escrita de 15 a 17 de março

O evento acontecerá no Clube Juventus e será aberto pelo secretário estadual da Educação

seg, 14/03/2005 - 20h23 | Do Portal do Governo

De 15 a 17 de março, o Clube Juventus, em São Paulo, será sede do Seminário Internacional de Leitura e Escrita, que reunirá especialistas e educadores da rede estadual em um debate sobre o tema. A abertura será realizada pelo secretário de estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

O seminário pretende reunir cerca de 2 mil educadores, entre eles dirigentes, supervisores, coordenadores, assistentes técnicos pedagógicos e diretores envolvidos nos programas de leitura e escrita da rede.

Durante os três dias, educadores renomados irão promover palestras e discussões sobre o tema. O seminário abordará também os rumos do projeto Letra e Vida, que desde 2003 forma professores alfabetizadores. A meta final do Programa Letra e Vida é promover, até o final da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação, a formação dos professores da rede estadual que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, o que significa cerca de 50 mil professores. Com isso, 1,4 milhão de alunos serão beneficiados.

Confira a lista de palestrantes:

Telma Weisz – Doutora em Psicologia da Aprendizagem pela USP e consultora do MEC para projetos de formação de professores. Lidera a coordenação do Projeto Letra e Vida.

Ana Maria Kaufman – Professora de Psicologia e Epistemologia da Universidade de Buenos Aires.

José Miguel Wisnik – Músico, compositor e professor de Literatura Brasileira na USP.

Victor Lopes – Diretor de cinema moçambicano. Responsável pelo documentário “Língua – Vidas em Português’.

Emília Ferreiro – Psicóloga e pesquisadora Argentina radicada no México. Realizou doutorado na Universidade de Genebra sob orientação de Jean Piaget.

Lino de Macedo – Professor Titular de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros, Ensaios Construtivistas (1994) e Ensaios Pedagógicos (2004).

Angela Kleiman – Titular no Departamento de Lingüística Aplicada da UNICAMP. Fez doutorado na University of Illinois (EUA).

Heloísa Prietro – Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Escritora de diversos livros para jovens.

Antônio Augusto Batista – Doutor em Educação pela UFMG com pós-doutorado em História Cultural na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

Mirta Castedo – Educadora argentina da Universidade Internacional de La Plata.
e autora de diversos livros na área educacional.

Delia Lerner – Pesquisadora na Didática da Leitura e Escrita e docente do curso de Letras na Universidade de Buenos Aires.

Vera Masagão – Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Assessora e Pesquisadora de Ação Educativa, desenvolve trabalhos na área de Educação de Jovens e Adultos, Alfabetismo e Letramento.

SERVIÇO
Seminário Internacional de Leitura e Escrita
Data: De 15 a 17 de março de 2005
Horários: Dia 15 – das 14h às 19h
Dias 16 e 17 – das 9h às 19h
Local: Clube Juventus
Rua Juventus, 690 – Mooca

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

F.C.