Educação: Secretário lança 4ª edição do Prêmio “Escola Voluntária”

É uma iniciativa da Rádio e Televisão Bandeirantes e da Fundação Itaú Social e da Secretaria da Educação

ter, 04/05/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo

Com a expectativa de duplicar o número de escolas participantes foi lançado neste segunda-feira, dia 3, o 4º Prêmio Escola Voluntária, que é uma iniciativa da Rádio e Televisão Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação. “Nosso desejo é que o prêmio este ano seja ainda melhor e maior”, disse o secretário Gabriel Chalita ao participar do lançamento.

A iniciativa tem por objetivo divulgar e premiar as instituições de ensino do Estado de São Paulo responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os alunos da rede pública estadual, municipal e particular.

Os alunos das 10 escolas vencedoras farão um curso de três dias na Rádio Bandeirantes e terão o direito de fazer um programa sobre o trabalho desenvolvido pela escola, que será veiculado pela Rádio Bandeirantes, em horário nobre.

Da última edição, em 2003, participaram 213 escolas, mais da metade da rede estadual, e para 2004 a expectativa é de que sejam inscritas mais de 400 escolas. No ano passado, venceu a Escola Estadual Prof. Ascendino Reis, do Tatuapé.

Para o secretário Gabriel Chalita, o voluntariado é uma forma de garantir um futuro melhor. “Se a criança aprender a fazer o bem vamos ter um mundo melhor”, disse o secretário, que prometeu uma ativa participação da secretaria na divulgação do programa.

O lançamento, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, contou ainda com as presenças da presidente da Itaú Social, Milu Vilela, do presidente da TV e Rádio Bandeirantes, Johnny Saad, e do rabino Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista.

Podem participar desta 4ª edição do prêmio todas as escolas de ensino fundamental e médio que realizam trabalho voluntário em prol da comunidade com a participação dos alunos.

Só poderão ser indicados “Projetos” cuja implementação pelas escolas tenha sido iniciada, no mínimo, desde o começo do ano letivo de 2004. Todos os projetos regularmente apresentados pelas escolas inscritas serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por, no máximo, 11 membros, selecionados pela organizadora, entre jornalistas, educadores e especialistas em Terceiro Setor. No dia 2 de agosto de 2004 serão divulgadas as 10 escolas finalistas. A premiação ocorre no dia 18 de outubro e incluem computadores e viagens.

As inscrições podem ser feitas até 30 de junho nos sites www.radiobandeirantes.com.br e www.itau.com.br, ou pelo Correio, para a Rua Radiantes, 13, Morumbi, São Paulo, SP, CEP 05699-900, escrevendo no envelope: 4º Prêmio Escola Voluntária.

Luciane Salles da Secretaria da Educação
C.A.