Educação: Secretário faz palestra para educadores da APS

Encontro foi realizado com professores da Associação Paulista Sul

seg, 08/08/2005 - 19h59 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Educação, Gabriel Challita, esteve nesta segunda-feira, dia 8, no Encontro de Educadores da Associação Paulista Sul (APS) no Auditório do Colégio Adventista Ellen G. White.

Preocupada em ampliar e aperfeiçoar o conhecimento de seus
educadores, a APS contou com a colaboração e como o profissionalismo de Gabriel Chalita em transmitir seus conhecimentos educacionais para a rede.

O tema abordado pelo Secretário ‘Educação e Poder’ trouxe aos professores presentes, uma reflexão sobre como usar o ‘poder’ em sala de aula de uma forma ética e não abusiva. Colocou em pauta o sentido real do poder e como educar de uma forma eficaz, afetiva com resultados surpreendentes.

Fez uma análise sobre os rumos da educação contemporânea e apresentou propostas factíveis. Segundo Chalita, o processo educativo só se dá quando se cria vínculos, isso sem abusar do poder em sala. Uma boa educação deve vir acompanhada de doses maciças de afeto, de compreensão e, sobretudo, do entendimento de que o educando é o sentido único, peculiar, dono de um universo rico e, por vezes, pouco explorado.

O professor é o referencial para o aluno, se o educador não consegue transmitir isso, o aluno não fará dele, educador, um ponto positivo para sua vida prática. O afeto é o
principal elemento para transformar paradigmas.