Educação: Secretário do Estado é eleito presidente do Consed

Órgão participa das políticas nacionais para a área educacional busca desenvolvimento com qualidade

ter, 25/02/2003 - 12h47 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação


O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O mandato é de dois anos (2003/2004) e é a primeira vez que um secretário da Educação de São Paulo vai presidir o órgão, criado em setembro de 1986.

A eleição foi realizada na primeira reunião extraordinária do Consed, neste ano, no município de Pirenópolis (GO). Chalita venceu o pleito por 15 votos a 11.

O Consed é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega as secretarias de Educação dos Estados e Distrito Federal. O objetivo do órgão é promover e integrar a pasta da Educação, fortalecer o desenvolvimento educacional com qualidade, formular, implementar e avaliar as políticas nacionais para a área.

Para o secretário paulista, o desafio será fortalecer o Consed para que este participe mais diretamente da definição das diretrizes educacionais brasileiras. “A bandeira da educação precisa estar acima da política e dos partidos. Somente ela poderá garantir o futuro das novas gerações”, afirmou.

Vice-presidentes

A nova gestão também empossou os vice-presidentes Neroaldo Pontes de Azevedo, da Paraíba; Eliana Maria França Carneiro, de Goiás; Rosane Marques Crespo Costa, do Amazonas e Jacó Anderle, de Santa Catarina.

Na sexta-feira, dia 21, o Conselho realizou a primeira reunião conjunta MEC/Consed. O encontro discutiu “a construção da escola ideal”, com a participação do ministro Cristóvam Buarque e dirigentes do Ministério da Educação, além dos secretários estaduais da pasta.