Educação: Secretaria restaura escola de 107 anos em São Vicente

Prédio de 1897 é conhecido como Grupão e abriga a Diretoria Regional de Ensino do município

qua, 11/08/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

Uma das mais antigas edificações da primeira cidade do Brasil está sendo reformada e restaurada. Orçada em R$ 676,6 mil, a obra vai preservar e recuperar as características originais do imóvel, construído em 1897, que abriga atualmente a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de São Vicente, onde está localizado.

Lá funcionou, até 2001, a Escola Estadual Zina de Castro Bicudo, mais conhecida como Grupão, a mais antiga escola estadual litorânea. Segundo pesquisa realizada pelo professor de geografia da rede pública de ensino, Adamastor Amado Stoffel, o local foi fundado como Escola do Povo, por um grupo formado em sua maioria por maçons de uma loja de Santos, que tinha como objetivo a criação de uma escola laica (sem vínculo religioso) para crianças pobres.

Daí a fachada com duas colunas de sustentação inspiradas nos templos maçônicos, contendo na parte superior símbolos ligados à educação, esculpidos em alto-relevo: um globo terrestre, um compasso e um livro. A reforma vai seguir as características originais do imóvel e deve ser concluída até o final do ano. Inclui todo o sistema de drenagem, hidráulico e elétrico. Alguns muros que não faziam parte da paisagem original foram removidos. O jardim da entrada será ampliado e terá as mesmas características do que existia na época da inauguração.

Apesar de a construção ainda não ter sido tombada, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está sendo comunicado de todas as ações efetuadas. Realiza-se um estudo cromático do edifício, para que a pintura também se aproxime ao máximo da original. Segundo a arquiteta e restauradora Evilaine Jaqueta, trata-se de uma cor lisa e simples, pois o prédio não era requintado.
Para a diretora regional de ensino, Oneide Ferraz Alves, a obra reafirma o compromisso do Estado de preservar o patrimônio histórico. “O Grupão pertence não só a São Vicente, mas à memória do ensino da Baixada Santista”, considera.

Reinauguração

A DRE está no edifício desde 2001, quando de sua desativação como unidade escolar, justificada pela ampliação da rede estadual na cidade. De acordo com Oneide Alves, a proposta de ocupação do antigo prédio consiste em transformar o imóvel num centro de referência pedagógica, já que com a descentralização da capacitação dos professores do Estado, a diretoria realiza cursos para todos os professores da região no local.

Para isso, será construído um auditório para videoconferência (que já acontece), com capacidade para 300 pessoas e duas salas de capacitação técnico-pedagógica, com 30 computadores cada, utilizadas para a formação de alunos-monitores da rede estadual e pelos professores. “São mais de 80 mil alunos sob esta jurisdição, incluindo cinco cidades: São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. As redes escolares desses municípios também utilizam essa infra-estrutura”, explica a diretora.

Além disso, há o interesse de facilitar a visitação com o objetivo histórico ao prédio. Segundo Oneide, embora não haja um plano definido, na prática já ocorre. “Recentemente, num sábado, durante uma reunião de trabalho, percebi um grupo de pessoas tirando fotos na frente do prédio. Eram familiares de ex-alunos. Há um sentimento de orgulho pelo fato de que o local onde passaram um rico período da infância ter sido preservado”, informa a diretora. Para a reinauguração da casa estão programados eventos com exposição de fotos que mostram as várias fases da antiga escola.

Simone de Marco
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)