Educação: Secretaria realiza videoconferência sobre Programa Letra e Vida

Encontro foi direcionado a dirigentes de ensino, supervisores e assistentes de 32 Diretorias de Ensino

sex, 13/06/2003 - 13h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação realizou nesta sexta-feira, dia 13, a videoconferência sobre o programa Letra e Vida. O objetivo deste encontro interativo foi esclarecer dúvidas sobre a implantação do programa, destinado à formação de professores alfabetizadores do Ciclo I (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental.

Esta videoconferência atendeu a Dirigentes de Ensino, Supervisores e Assistentes Técnicos Pedagógicos de 32 Diretorias de Ensino (DEs), que já estão em fase inicial do Letra e Vida – 28 da Capital e Grande São Paulo, e 4 do Interior. As demais Diretorias também participarão de uma nova videoconferência, após a visita de apresentação do programa.

A videoconferência foi apresentada pela Professora Sônia Maria Silva, coordenadora da CENP, na Rede do Saber – a rede de mídias interativas – e atingiu cerca de 1.300 educadores das 32 DEs.

A videoconferência é um importante instrumento de comunicação entre a Secretaria e os educadores para explanação e discussão dos programas desenvolvidos pela rede pública estadual. No último dia 10, foi realizada uma videoconferência para a apresentação das diretrizes do Programa Teia do Saber e para dar orientações sobre o funcionamento da Rede do Saber. Ainda este mês, estão previstas mais duas – uma sobre a descentralização da capacitação e outra sobre Educação Especial.

Letra e Vida

O programa Letra e Vida é destinado especialmente a professores que ensinam a ler e escrever no Ensino Fundamental. Tem como objetivos: melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual, tanto quantitativa quanto qualitativamente; contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia de formação dos professores; ampliar o universo cultural dos educadores e contribuir para que se formem, na base do sistema estadual de educação, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores.

A carga horária proposta é de 180 horas, distribuídas em três módulos, com 75% do tempo destinado à formação do grupo e 25% de tempo para trabalho pessoal. Além, é claro, da realização de videoconferências, como esta primeira.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

GB