Educação: Secretaria realiza peneira de vôlei em Ribeirão Preto

Projeto nasceu do convênio entre Santander Banespa e Programa Escola da Família

qui, 24/11/2005 - 8h42 | Do Portal do Governo

Mais uma seletiva para os alunos da rede estadual que gostam de vôlei. Desta vez, o Santander Banespa e o Programa Escola da Família, da Secretaria do Estado de Educação, levam a equipe técnica de vôlei Banespa/São Bernardo até Ribeirão Preto (campeão paulista e vencedor da Superliga)em busca de talentos. A seleção inicial está marcada para o próximo fim de semana (26 e 27 de novembro). A pré-peneira vai escolher um grupo de dez jogadores de talento, que serão avaliados tecnicamente nos dias 12 e 13 de dezembro, na sede do time, em São Bernardo. A pré-peneira já aconteceu em Campinas e acontecerá em Santos e Sorocaba nos dias 3 e 4 de dezembro.

O projeto cria oportunidades e ampliar os horizontes e perspectivas dos alunos da rede estadual por meio do vôlei e incentivar a freqüência nas escolas de pais e alunos durante os fins de semana, em ambiente acolhedor e saudável.

Os professores de Educação Física da Rede Estadual de Ribeirão Preto indicarão os alunos com potencial no esporte, além de terem a oportunidade de conhecer os fundamentos do vôlei com um time campeão. A previsão da equipe de vôlei é observar cerca de 600 garotos (nascidos em 1987, 1988, 1989 e 1990) na cidade, dos quais dez serão aprovados para participarem da peneira final.

“ Muitas vezes, o professor conhece o aluno desde pequeno e sabe como foi sua evolução física e desenvolvimento nas diversas modalidades. Por isso, ninguém melhor do que eles para nos indicar quais são os garotos de maior potencial para se tornarem verdadeiros atletas do vôlei”, afirmou o gerente do Projeto Voleibol do Banespa/São Bernardo, José Montanaro Júnior.

Aos candidatos aprovados na peneira final, em São Bernardo, o Banespa/São Bernardo oferece escola, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica, além de uma ajuda de custo mensal. Os jogadores têm, inclusive, acompanhamento constante de nutricionista e psicólogo.

Essa s etapas preliminares fazem parte do Programa Escola da Família, um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que acontece aos sábados e domingos, das 9h00 às 17h00, nas escolas públicas, com o objetivo de atrair os alunos, pais e toda a comunidade para a prática de esportes, lazer, cultura e orientação de saúde e profissional.

‘Em Campinas, tivemos uma grata surpresa: o nível técnico dos participantes. Não foi fácil selecionar os dez garotos, já que muitos outros tinham condições de também serem aprovados. Isso comprova que há vários talentos esportivos espalhados pelo Brasil, esperando a oportunidade para serem descobertos’, completou Montanaro, esperando encontrar em Ribeirão Preto a mesma situação.

O programa Escola da Família conta com a cooperação técnica da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A coordenadora executiva do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, ressaltou a importância da parceria e lembrou da eficiência do projeto, que completou dois anos de existência em agosto. “Criamos uma perspectiva para o jovem. É uma oportunidade do aluno ter a iniciação esportiva com uma estrutura como a que o Banespa/São Bernardo oferece. O Projeto Escola da Família vem revelando talentos ao dar oportunidade ao jovem em várias atividades,” explicou a coordenadora do Programa.

Professores poderão conhecer o time

Montanaro lembrou ainda que os professores também poderão ampliar seus conhecimentos sobre voleibol durante as pré-peneiras, já que toda a comissão técnica da equipe, atual campeã da Superliga e do Campeonato Paulista, estará presente para analisar os futuros craques. “Os professores terão a oportunidade de ver de perto um time campeão trabalhando e, com certeza, poderão aproveitar várias dicas para renovarem seus conhecimento sobre voleibol”, disse.

Para o gerente de vôlei, o trabalho dos profissionais da educação, dos estudantes e voluntários é muito importante neste projeto. “A escola tem um papel fundamental na formação do cidadão. O professor é um ídolo e uma referência para seus alunos, principalmente na adolescência. E o esporte é uma das principais ferramentas no auxílio à educação. Nosso trabalho nos dá chance de formarmos grandes campeões, mas certamente ótimos cidadãos”, completou.

O Banespa/São Bernardo é um dos maiores reveladores de talentos da história do voleibol nacional. Por meio de sua tradicional peneira, já revelou craques como Marcelo Negrão, Ricardinho, Rodrigão, Gustavo, Murilo e Escadinha. Somente na atual seleção olímpica, quatro jogadores foram revelados na peneira do time, o que demonstra a força do projeto na formação de atletas de ponta.

Sobre o Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), foi lançado há mais de dois anos.

O objetivo é abrir as 5.306 mil escolas da Rede Estadual nos finais de semana para centro de convivência, oferecendo aos alunos e membros das comunidades atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.

A partir de setembro de 2005, o Programa também se estendeu para as Redes Municipais de Ensino, proporcionando a abertura de mais 240 escolas municipais. O total de unidades em funcionamento é de 5.546. O Programa abrange as 645 cidades do Estado e tem, em média, 10 milhões de participações mensais.

Serviço

Pré-peneira de vôlei com a equipe de vôlei Banespa/Mastercard/São Bernardo
Quando: 26 e 27 de novembro (sábado e domingo), das 9h00 às 17h00
Onde: Escola Estadual Dr. Tomas Alberto Whatelly
Rua Marques de Pombal, 349 – Bairro Campos Elíseos
Ribeirão Preto

Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação

J.C.