Educação: Secretaria realiza audiência pública com escolas particulares

Evento faz parte do calendário de elaboração do Plano Estadual de Educação

qua, 28/05/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, foi realizada a a 1ª Audiência Pública para a construção do Plano Estadual de Educação, que pela primeira vez teve a participação de representantes de escolas particulares.

O evento teve por objetivo discutir as diretrizes que norteiam a elaboração do Plano, e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, profº Gabriel Chalita; do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de São Paulo (SIEEESP), José Augusto de Mattos Lourenço; da Coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria – profª Sônia Maria Silva; e do presidente do Conselho Estadual da Educação, professor Francisco José Carbonari; além de representantes de todas as escolas particulares do Estado.

Na cerimônia de abertura, o professor Carbonari disse que a ‘educação tem que ser construída com esperança’. Traçou um paralelo entre esta educação e a passada, ressaltando a melhora no sistema. Para ele, a rede privada concede uma contribuição importante para o Plano Estadual de Educação.

Já o presidente do SIEEESP – Sindicado dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de São Paulo, professor José Augusto de Mattos Lourenço, declarou apresentou algumas propostas e afirmou ter projetos alternativos já apresentados ao Ministério da Educação. ‘Em 38 anos de atuação na Educação é a primeira vez que somos chamados para dar nossa opinião’, parabenizando o governo pela iniciativa.’

Para o secretário Gabriel Chalita, que encerrou a reunião, este é um momento fundamental para a educação no Estado. ‘O Plano Estadual, para deixar de ser mais uma lei, tem que ser debatido entre todos da sociedade civil, independentemente das escolas privadas e públicas. Dados do Saeb mostram que São Paulo evoluiu muito em relação a outros Estados. O governo tem que ter maturidade para conversar com a sociedade’.

Chalita também ressaltou a importância do Projeto Família na Escola dizendo que, sem as parcerias com as escolas privadas, seria impossível fazer este tipo de projeto, afinal, ressaltando que serão os alunos do ensino superior particular que ajudarão nas escolas públicas nos fins de semana.

‘Administrar uma secretaria como esta não é fácil, afinal são seis milhões de alunos. Mas esta é uma secretaria eficiente’. Para Chalita, a comunidade pode e deve participar com sugestões e idéias.

A Audiência Pública é uma forma democrática de subsidiar a construção do Plano Estadual da Educação. Por isso, a Secretaria democraticamente utilizará este recurso antes do fechamento do documento final, a ser apresentado para a Assembléia Legislativa em 15 de outubro.

O sistema de ensino no Estado de São Paulo é composto pelas redes pública e privada. A Secretaria conta com a contribuição dos representantes das escolas particulares e suas sugestões, que serão posteriormente divulgadas no site da Secretaria.

Para a Coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria – profª Sônia Maria Silva, ‘ as escolas particulares oferecem significativa contribuição ao ensino do Estado de São Paulo e, portanto, é fundamental sua participação na elaboração do Plano Estadual de Educação’.

A audiência serviu para discutir alguns princípios, como por exemplo, a Educação como Direito, como fator social e instrumento de desenvolvimento econômico e social.

A estrutura temática do Plano inclui diversas modalidades atendidas no sistema paulista de ensino: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Jovens e Adultos, Indígena, Especial, Técnico e à Distância.

A próxima audiência pública está marcada para o dia 11 de junho e será realizada com as Escolas Técnicas.

Mais Informações:
Secretaria da Educação

GB