Educação: Secretaria promove Semana da Qualidade de Vida na Capital

Evento será realizado entre os dias 3 e 6 de junho

ter, 03/06/2003 - 9h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação promoverá a ‘Semana da Qualidade de Vida’ entre os dias 3 e 6 de junho, na Capital. O evento, que será desenvolvido na Praça da República, contará com atividades simultâneas: feira de prestação de serviços, palestras, games shows e ações internas para os funcionários.

Especificamente nos dias 4, 5 e 6 de junho, das 9 às 17 horas, haverá a Feira de Prestação de Serviços que dará diversas orientações ao público externo sobre questões ligadas à saúde, educação, nutrição e cidadania. Para atrair mais pessoas, os organizadores do evento promoverão na praça atividades interativas de dança, corais, macroginástica e apresentações circenses.

As palestras serão direcionadas a 2,4 mil alunos, de 14 a 18 anos, das escolas estaduais da capital e Grande São Paulo. Abordarão diversos temas sobre mídia, saúde, qualidade de vida, sexualidade e psicologia e serão apresentadas por especialistas das áreas.

Depois de assistirem às palestras, 600 alunos de 56 escolas selecionadas pela Secretaria de Educação participarão diariamente dos Games Shows – jogos e brincadeiras de perguntas e respostas – apresentados pela equipe da Escola do Futuro da USP para avaliar o conhecimento dos estudantes.

O evento também terá atividades destinadas ao funcionários da Secretaria da Educação. No dia 5 de junho, das 14 às 16 horas, haverá campanhas de reciclagem e de doação de sangue, além de exposição de pinturas.

Paralelamente a esta iniciativa, as 6 mil escolas estaduais dos 645 municípios do Estado poderão promover atividades relacionadas ao evento, que combinem com a proposta pedagógica de cada uma.

O objetivo é tornar o aluno um agente multiplicador de conhecimentos educacionais, culturais, de cidadania, e de saúde na sua própria família e também na comunidade onde vive para se alcançar o foco principal: a qualidade de vida.

Feira da Qualidade de Vida

A Feira contará com 11 estandes espalhados pela Praça da República para prestarem serviços de: Saúde (avaliação do nível de colesterol, teste de diabetes e pressão arterial), Jurídicos (Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania), Agrícolas (Secretaria da Agricultura), Orientação de Atividade Física ( por representantes do Agita São Paulo), Massagem Shiatsu, Diagnóstico de Saúde Bucal, Orientação Nutricional ( Sesc) e Exposição de Artigos Artesanais confeccionados pelos internos das unidades da Febem.

Palestras e Games Shows

As palestras vão ocorrer no Teatro Fernando de Azevedo e serão divididas em dois temas apresentados diariamente. Aproveitando os assuntos abordados no evento os alunos participarão depois do Game Show.

No dia 3, os temas das palestras serão ‘Afeto’ e ‘Sexualidade’, com a apresentação do secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita e do Dr. Jairo Bouer, respectivamente. Dia 4, os assuntos serão ‘Esteróides Anabólicos’, com Dr. Osmar de Oliveira e ‘Drogas’, com a presença do Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

Os temas ‘Agita SP’, apresentado pelo professor Marcos Ausenka e ‘Atividade Física’ pelo secretário adjunto da Educação, professor Fábio Saba serão apresentados no dia 5.

A ‘Educação Ambiental’, com José Kalil de Oliveira Costa e ‘Crítica à Mídia’, por Mariana Godoy, da Rede Globo de Televisão farão parte do último dia do evento.

Com o intuito de despertar o conhecimento e a integração dos alunos, os Games Shows terão a presença de sete escolas por período (manhã e tarde) e seis pessoas por game. As equipes serão classificadas em ‘amarelas’ e
‘azuis’, com a participação de três estudantes para cada grupo.

Os participantes do Game receberão como prêmios revistas de comportamento e sexualidade e livros ‘paradidádicos’. Para o 1º e 2º lugar os alunos serão presenteados com medalhas de outro e prata.

Programação:

  • Dia 3 – GENTE, TEMPO E ESPAÇO
    Manhã
    10 horas às 10h30 – abertura com o secretário de Estado de Educação,
    Gabriel
    Chalita e o secretário de Estado da Justiça, Dr. Alexandre de Moraes
    10h30 às 11h30 – palestra: Afeto
    11h30 às 12h30 – Game Show
    Tarde
    14 às 15horas: palestra : Sexualidade
    15 às 16horas: Game Show

  • Dia 4 – TE CUIDA
    Manhã
    09 às 10 horas – palestra: Esteróides Anabólicos
    10 às 11 horas – Game Show
    Tarde
    14 às 15 horas – palestra: Drogas
    15 às 16 horas – Game Show

  • Dia 5 – SAÚDE E ATITUDE
    Manhã
    10 às 11 horas – palestra: Agita São Paulo
    11 às 12 horas – Game Show
    Tarde
    14 às 15horas – palestra: Atividade Física
    15 às 16 horas – Game Show

  • Dia 6 – PENSO, LOGO EXISTO
    Manhã
    10 às 11horas – palestra: Educação Ambiental
    11 às 12horas – Game Show
    Tarde
    15 às 16horas – palestra: Mídia, um Olhar Crítico
    16 às 17horas – Game Show
    17horas – Encerramento – palavras do professor Fabio Saba