Educação: Secretaria promove o concurso ‘E Agora, Professor?’

Concurso vai eleger melhores projetos de inovação do ensino em sala de aula

qui, 29/05/2003 - 20h23 | Do Portal do Governo

Até o último dia útil de maio, professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino podem se dirigir às secretarias de suas escolas para inscrever projetos que criam instrumentos de inovação do ensino em sala de aula. O concurso ‘E Agora, Professor?’ aceita propostas relacionadas a qualquer uma das disciplinas do currículo escolar.

Para se inscrever é necessário preencher uma ficha e entregar uma folha de rosto descrevendo sucintamente o projeto. As demais condições expressas no regulamento devem ser observadas. A apresentação da proposta deve conter: a síntese do projeto, a justificativa, os objetivos, as disciplinas envolvidas, as metodologias e procedimentos adotados, uma avaliação do cenário atual e os resultados esperados e a especificação dos recursos financeiros envolvidos.

Projetos já existentes ou em andamento nas escolas podem participar junto a planos inéditos. A única condição é que cada professor tenha seu nome envolvido em apenas um projeto.

A capacidade de sintetizar idéias, a criatividade e o dinamismo serão avaliados. O baixo custo, a simplicidade de execução e a metodologia de ensino adotada também serão levados em conta. Não se pode esquecer que o projeto deve ser apropriado para a faixa etária à qual se destina. A iniciativa privada ou as entidades do terceiro setor podem ser parceiras no financiamento dos projetos.

Seleção

Os inscritos serão submetidos a três etapas de seleção. A primeira acontece em setembro, quando uma comissão designada internamente por cada escola seleciona os três melhores projetos da sua instituição. Essa seleção se dá independentemente da área ou disciplina envolvida em cada trabalho.

Na seqüência vem a segunda etapa, na qual cada diretoria de ensino julga quais são as duas melhores propostas dentre as pré-selecionadas pelas escolas de sua região e as classifica para a final.

A terceira e última fase do concurso já tem data marcada: dia 9 de outubro, às 15 horas, em local ainda não determinado, uma comissão da Secretaria da Educação seleciona os dez projetos mais bem-sucedidos do Estado. O nome dos vencedores será divulgado no site da secretaria, mas vale lembrar que não haverá sorteio ou pagamento de nenhuma espécie para os concorrentes.

Para evitar a desclassificação, os professores devem ficar atentos aos prazos e condições expressos no regulamento. Para fazer o download, clique no ícone abaixo. As orientações também já estão disponíveis nas secretarias das escolas da rede estadual de ensino.

  • REGULAMENTO
  • FICHA DE INSCRIÇÃO
  • FOLHA DE ROSTO

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação