Educação: Secretaria procura aprimorar ensino a alunos com necessidades especiais

Centro de Apoio Pedagógico Especializado está promovendo orientações técnicas para os educadores do Interior

ter, 26/08/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), está promovendo orientações técnicas para os educadores do interior desde quinta-feira. A proposta é uma ação itinerante do Centro com a intenção de apresentar os fundamentos básicos com características das necessidades especiais, adaptações curriculares e utilização de materiais específicos para facilitar aos alunos o acesso ao serviço de qualidade na escola pública estadual.

Piraju é a primeira Diretoria de Ensino (DE) que irá receber a equipe do Cape, que pretende visitar cerca de 18 outras DEs no interior, propondo atividades práticas, soluções de problemas e orientações aos educadores. Os critérios para as visitas foram determinados de acordo com o levantamento de dados sobre as escolas, o número de alunos com necessidades especiais e as ações desenvolvidas.

A intenção da direção do Centro é ampliar, com a ajuda dos profissionais das DRs, os conhecimentos sobre esses contingentes de alunos, visando a melhorar a qualidade do atendimento que eles podem receber nas escolas públicas. Dessa forma, os professores das classes comuns, ao receberem alunos com necessidades educacionais especiais, terão condições de utilizar os recursos necessários, como flexibilização de tempo, conteúdo e estratégias.

‘A equipe do centro pretende realizar aplicação prática do que vem fazendo desde o ano passado, dando apoio às Diretorias no processo de inclusão, analisando as dificuldades e propondo idéias novas’, disse a diretora do Centro, professora Maria Alice Rosmaninho.
Além dessa ação itinerante, o Cape receberá, até o final de novembro, 40 DEs da capital e da Grande São Paulo para oferecer, simultaneamente, as mesmas orientações técnicas que serão transmitidas às escolas do interior.

De 2000 até o ano passado, foram dados cursos e orientações técnicas para aproximadamente 6 mil supervisores de ensino, assistentes técnicos-pedagógicos, professores especializados, coordenadores de Centros Especializados de Formação de Magistério e professores dos ensinos Fundamental e Médio.

SERVIÇO

O Cape fica na Rua Pensilvânia, 115 – Brooklin. Prédio totalmente adaptado, baseado na arquitetura universal, com projetos de acessibilidade para capacitar o professor a trabalhar com alunos que tenham necessidade especial.

Luciane Salles – Da Secretaria da Educação
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)