Educação: Secretaria oferece programa ‘Viver Escola, a Educação Pública na TV’

Programa é mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem utilizada com objetivo maior de formar o cidadão

ter, 18/11/2003 - 15h29 | Do Portal do Governo

O programa Viver Escola faz parte do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de envolver família e a comunidade com as escolas da rede pública de ensino. Por meio de jogos, gincanas eletrônicas e participações interativas pelo site da SEE, o objetivo é integrar a comunidade com o ambiente escolar.

O Viver Escola pretende levar para a televisão os mesmos princípios do projeto Escola da Família. Assim, todos poderão, não apenas assistir, mas também, participar, aprender de forma integrada, extraindo o máximo de conteúdo, como se estivessem no ambiente escolar.

A grade do programa é uma combinação de mais de 20 quadros entre reportagens temáticas, gincanas eletrônicas, jogos lúdicos, testes-relâmpago.

A abordagem é multidisciplinar e transversal. Abrange, por exemplo, desde música, história, geografia, literatura, mercado de trabalho, atualidades, drogas, qualidade de vida, tecnologia, entre outros.

Em cada programa, participam 2 equipes, representando 2 escolas. Os grupos são compostos por estudantes, professores, pais e membros da comunidade. As reportagens mostram experiências, projetos e ações desenvolvidos pelas escolas em parceria com a própria comunidade.

Outra característica do Viver Escola é o princípio da interatividade. Os programas geram desdobramentos que são trabalhados durante a semana em sala-de-aula e também em casa. E há uma forma inversa de participação: depois de trabalharem o conteúdo em casa e nas escolas, a comunidade escolar faz uma votação no site da Secretaria de Educação. O resultado serve de subsídio para um novo jogo no estúdio.

O Viver Escola é mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem utilizada com objetivo maior de formar o cidadão. Viver Escola é mais um passo na conquista de uma escola pública de qualidade.