Educação: Secretaria mostra resultados do programa Escola da Família a diretores de ensino

Encontro realizado ontem também contou com 100 representantes de universidades particulares

qua, 02/02/2005 - 17h53 | Do Portal do Governo

Apresentar as metas alcançadas no programa Escola da Família, ressaltar a importância das parcerias com as universidades particulares, mostrar a diminuição no número de violência e evasão escolar e as expectativas para 2005. Esses foram os objetivos da Secretaria Estadual de Educação ao reunir cerca de 100 representantes de universidades particulares e 89 das diretorias estaduais de ensino, nesta segunda-feira, dia 31.

O encontro contou com a participação de secretário adjunto, Paulo Barbosa, que destacou alguns pontos fortes do programa, como a diminuição do índice de violência, as parcerias com outros setores público e privado, o maior envolvimento dos educadores, a recuperação do espaço físico escolar e o resgate da convivência familiar na comunidade escolar.

Outro fator comemorado por Paulo Barbosa foram os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): segundo o levantamento o Estado de São Paulo tem o menor número de evasão escolar do país. No Ciclo I (de 1ª a 4ª séries) a evasão está em 1,1%, no Ciclo II (de 5ª a 8ª séries) em 3,0% e no Ensino Médio (1º ao 3º ano) em 5,0%.

A Universidade do Sagrado Coração foi apresentada em um vídeo no telão pela irmã Jacinta Turolo como exemplo de parceria bem-sucedida do programa Escola da Família. “Desde o primeiro momento temos um encontro com os universitários e mostramos o quanto é valiosa a bolsa e a sua responsabilidade perante as pessoas que vão às escolas nos fins de semana”, disse Jacinta Turolo.

Para esse ano, o programa tem o intuito de capacitar os bolsistas universitários: eles irão responder um questionário sobre suas habilidades e dificuldades em ensinar. Com base nas respostas será elaborada uma capacitação especifica para eles.

Escola da Família em números

O programa está presente nos 645 municípios do Estado de São Paulo, com 5.306 escolas abertas nos fins de semana e 317 universidades parceiras.

Participam do programa 5.306 educadores profissionais, mais de 33 mil voluntários e 30 mil bolsistas universitários. No total, são cera de 75 mil pessoas envolvidas no projeto.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
Por Eduardo Santos