Educação: Secretaria lança Mostra de Arte sobre sexualidade para cerca de 75 mil alunos

Eventos começam hoje e vão até dezembro

qui, 02/10/2003 - 15h22 | Do Portal do Governo

A 2ª Mostra Vida Positiva, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Ong Vida Positiva, a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) e a Diretoria de Ensino Centro começa dia nesta quinta-feira, dia 2, e vai até dezembro. Serão dois meses de uma programação extensa envolvendo 63 escolas, comunidade e cerca de 75 mil alunos.

O objetivo é conscientizar os alunos da escola pública estadual sobre a importância da criação de Grêmios para difundir o conceito de cidadania e todas as questões voltadas para a sexualidade na adolescência. Os temas de Educação Sexual como AIDS, drogas, gravidez na adolescência, uso do preservativo, entre outros, serão apresentados de forma dinâmica, por meio de palestras, artes plásticas, filmes, teatro e outras ações interativas.

Uma exposição, composta por obras de 20 artistas plásticos com diversos aspectos da Educação Sexual, estará disponível para visitação das escolas e público em geral até o dia 28 de novembro, no espaço cultural da Oficina Pedagógica na sede da Diretoria de Ensino Centro. Cartazes sobre a Mostra estarão espalhados em locais públicos da capital para que a comunidade possa agendar uma visita.

Paralelamente, os alunos das escolas que possuem grêmios participarão de quatro Oficinas com profissionais da Diretoria de Ensino e da Ong para abordar a Prevenção. A intenção é despertar a consciência para a questão da AIDS, da reciclagem e a importância da cidadania.

Em novembro, os Assistentes Técnicos-Pedagógicos de Arte da Diretoria de Ensino assistirão uma programação de filmes sobre o tema ‘Sexualidade em Tempo de Aids’. O objetivo é discutir e criar uma orientação específica para os alunos multiplicadores.

Em dezembro, mês de encerramento das atividades, os artistas doarão suas obras para a Ong Vida Positiva. No lugar, uma Mostra dos alunos para demonstrar os resultados aprendidos ao longo dos dois meses de trabalho conjunto.

Programação:

De 2 de outubro a 28 de novembro

Exposição da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC), reunindo artistas e discutindo o tema através das obras. Artistas participarão da exposição que deverá contar com um acervo de 20 obras. Ao final de exposição, as obras serão doadas para a Associação Vida Positiva.

Dias 2, 9, 23 e 30 de outubro

Oficinas de prevenção para alunos dos Grêmios Estudantis das escolas atendidas pela Diretoria de Ensino Centro, professores e coordenadores monitorados por educadores da AVP – Associação Vida Positiva. As atividades ocorrem das 8h às 12h30min.

Novembro

Programação de filmes sobre o tema Sexualidade em Tempo de AIDS.

De 1º a 31 de dezembro

1º de dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS

Exposição dos trabalhos de Artes Plásticas com trabalhos de reciclagem dos alunos participantes das oficinas, produzidas durante o mês de novembro, sobre o tema Sexualidade em Tempo de AIDS.

Local: Diretoria de Ensino – Região Centro – Avenida Olavo Fontoura, 2222 – Casa Verde
Inscrições e informações para agendamentos:
3856 -0068 e 3966 -2202 R.235

Luciane Salles da Secretaria da Educação