Educação: Secretaria inaugura Centro de Excelência e assina convênios com municípios

nd

qua, 03/07/2002 - 21h21 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 2 de julho foi inaugurado o Centro de Excelência de Atendimento ao Professor com a participação do secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita. Em continuidade às ações adotadas pela Secretaria de Educação no Plano de Segurança nas Escolas, o Centro funcionará um espaço onde os professores poderão tirar suas dúvidas, receber orientações, refletir sobre suas ações a respeito de situações que envolvam o comportamento dos jovens e a relação professor-aluno na sala de aula. Especialistas estarão preparados para responder sobre temas como manifestações de violência no contexto escolar, sexualidade, drogas e alcoolismo.

Foram assinados ainda, na sede da Secretaria de Estado da Educação, convênios com 200 municípios para construção, reforma e ampliação de escolas estaduais e municipais. Os convênios fazem parte do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções e Ampliações Escolares (PAC).

Foram firmados, também, convênios com mais 83 municípios do Programa Parceria Educacional Estado-Município, que prevê a transferência de alunos estaduais, recursos humanos (cessação de professores efetivos do Estado para os municípios), recursos materiais e de recursos financeiros originários do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento do Ensino e de Valorização do Magistério (Fundef).

A Secretaria também iniciou esta semana uma pesquisa para verificar a opinião dos professores e receber sugestões sobre os programas e ações implementadas na rede estadual de ensino nos últimos anos.