Educação: Secretaria homenageia Paulo Autran e apresenta a peça ‘Visitando o Sr. Green’

Apresentação será nesta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes

seg, 04/07/2005 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação promove nesta segunda-feira, dia 4, às 20h, no Palácio dos Bandeirantes, apresentação da peça ‘Visitando o Sr. Green’. A sessão faz parte do projeto ‘Caminho das Artes’, um programa de capacitação de educadores e formação de público que leva, gratuitamente, alunos e professores de escolas da rede pública do Estado a espetáculos de teatro e música clássica, exposições e sessões de cinema.

Uma homenagem a Paulo Autran – ator principal da peça, ao lado de Dan Stulbach – faz parte do evento, que terá a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Educação Gabriel Chalita. No dia 5, haverá nova sessão do espetáculo, totalizando uma platéia de 2 mil educadores e convidados.

O ‘Caminho das Artes’ prevê uma programação variada a ser realizada na capital e no interior do Estado. Em Campinas, no mesmo dia 4 de julho, será exibida a peça ‘Despertando para Sonhar’, com os atores Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr, na Escola Estadual Culto à Ciência. No dia 6, o espetáculo acontece no auditório da UNISAL, em Lorena.

“Despertando para Sonhar” já foi vista por cerca de 17 mil pessoas, entre alunos e educadores. Além dela, desde 2004, as peças Hécuba e Tarsila tiveram um público estimado de 12 mil pessoas.

“Caminho das Artes”

O programa “Caminho das Artes” reúne as atividades que a Secretaria Estadual de Educação vem desenvolvendo em 5 frentes – museus, teatro, música, dança e cinema. O objetivo é promover a capacitação e a formação continuada dos educadores e a formação integral dos estudantes. Essas atividades conferem ao currículo da escola pública uma perspectiva cultural que conduz a uma educação de qualidade.

Nos últimos três anos, além de levar alunos e educadores a exposições e a espetáculos de teatro e dança, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem investido em projetos como o “Descubra a Orquestra” e o Cine Família. Desenvolvido com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o “Descubra a Orquestra” é um novo formato do Programa Formação de Público, do qual agora também faz parte o Programa Formação de Professores, que oferece formação continuada de professores em educação musical. O Cine Família exibe filmes em escolas estaduais nos finais de semana, integrando a Escola da Família (este programa, que fará dois anos em agosto, abre as escolas nos fins de semana para a realização de atividades comunitárias, esportivas, culturais e de geração de renda).

No total, as ações culturais da secretaria já atingiram 800 mil alunos e educadores em todo o Estado. No ano de 2005, estima-se que 150 mil pessoas terão acesso a espetáculos e exposições por meio delas.

Sobre a peça “Visitando o Sr. Green”

‘Visitando o Sr. Green’, escrita em 1996 pelo americano Jeff Baron, focaliza o relacionamento humano, a estupidez dos preconceitos e a importância da compreensão entre as pessoas, por meio de dois personagens que se encontram por acaso.

De um lado, um velho ranzinza e aposentado de 85 anos, cheio de manias, que vive sozinho, o sr. Green (interpretado por Paulo Autran). Do outro, um executivo de 29 anos, Ross Gardiner (Dan Stulbach), que atropela o velho e é obrigado pela Justiça a prestar serviços comunitários, visitando Green uma vez por semana.

A habilidade e o sensível tratamento de Jeff Baron fazem com que dois homens de temperamentos opostos transformem-se numa amostra do que a incompreensão e o preconceito podem provocar num relacionamento familiar.

A montagem é dirigida por Elias Andreatto. O texto, traduzido por Paulo Autran, é sucesso de público e crítica em todo o Brasil desde sua estréia em São Paulo, em maio de 2000. Mais de 140 mil pessoas já assistiram à montagem que rendeu a Paulo Autran os prêmios APCA e Shell de melhor ator.

O texto estreou em Miami, no Teatro Coconut Grove, com tal sucesso que a produção foi levada para a Broadway, onde o ator Eli Wallach foi premiado por sua interpretação. A partir daí, a peça de Jeff Baron foi montada em mais de 20 países, em 15 línguas e 200 produções diferentes.

Data: Segunda-feira, 4 de julho de 2005
Horário: 20 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Auditório Ulysses Guimarães
Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP