Educação: Secretaria firma parceria com o programa educativo da Junior Achievement

O objetivo é levar mais de cinco mil jovens a alcançar o sucesso profissional

qui, 12/06/2003 - 15h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a ONG Junior Achievement de São Paulo oficializaram hoje, dia 12 de junho, a parceria do programa educativo que irá beneficiar cinco mil alunos da rede pública estadual no próximo semestre.

O projeto consiste em levar aos estudantes de Ensino Fundamental e Médio, conceitos administrativos desenvolvendo as habilidades necessárias para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Com isso, espera-se despertar o espírito empreendedor, estimular o desenvolvimento pessoal e ético, além de proporcionar uma visão realista da economia de mercado.

O evento contou com a participação do secretário de Educação, professor Gabriel Chalita; do presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement de São Paulo, Dr. Raul Rosenthal; do presidente do Conselho do Instituto Unibanco e do Conselho Consultivo Junior Achievement de São Paulo, Dr. Tomas Zinner, e diretores de escolas estaduais.

O projeto educativo atenderá cinco mil alunos, num total de 170 salas disponibilizadas nas escolas públicas estaduais. Os cursos, destinados aos alunos de 5ª série do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio, terão duração de cinco a 15 horas semanais, com jornadas de uma a quatro horas diárias.

A associação captará e treinará executivos voluntários que participarão como consultores nos cursos ministrados nas escolas, e também fornecerá o material didático-pedagógico.

Em todo o Estado de São Paulo, o programa que conta com a parceria de 46 empresas privadas já vem sendo desenvolvido em 46 escolas estaduais, beneficiando 3,5 mil alunos.

Os temas abordados serão: ‘Introdução ao Mundo dos Negócios’; ‘Nosso Mundo’; ‘Economia Pessoal’; ‘Vantagens de Permanecer na Escola’; ‘Empresa em Ação’; ‘Miniempresa’; ‘Mercado Global’; Management and Economics Simulation Exercise’; ‘Bancos em Ação’, e ‘Empresário – sombra por um dia’.

Todos os alunos que participarem do projeto receberão certificados de credibilidade no mercado dos negócios. Além disso, posteriormente ao curso, cada jovem terá o seu currículo cadastrado no ‘Banco de Talentos’ da Junior Achievement através do site www.jasp.org.br. O link estará em conexão direta com todas as empresas associadas ao projeto para encaminhar os que estão a
procura de estágios e empregos.

A empresa que quiser se associar deverá disponibilizar recursos humanos e financeiros para auxiliar na educação voltada ao empreendedorismo. Os interessados poderão obter mais informações através do site www.jasp.org.br ou pelo telefone (11) 3285-4527 ou 283-0519.

Segundo o secretário de Estado da educação, Gabriel Chalita, a qualidade no ensino é o caminho mais seguro e mais eficaz para formar cidadãos capacitados e preparados para enfrentar os desafios da vida. Por isso, está atento no sentido de criar e desenvolver projetos e ações que ultrapassem as fronteiras da educação regulamentada.

‘Educar para o trabalho é fomentar em cada aluno o desenvolvimento da visão crítica, da ética, do gosto pela discussão, pelo debate, pela reflexão, pela arte, pela cultura e sua propagação. É fornecer-lhe uma percepção ampla do mundo, com suas realidades diversas, enriquecedoras e complementares’, acrescenta o secretário. ‘A Secretaria de Estado da Educação acredita na viabilidade de políticas direcionadas à inserção do jovem no mercado de
trabalho.

‘Nossa expectativa com essa parceria é promover os cursos para cinco mil adolescentes num primeiro momento. Mas nosso desejo é estender o programa a todos os alunos das escolas de todo o Estado no espaço de três anos’, comentou o presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement de São Paulo, Raul Rosenthal.

Junior Achievement

No Brasil, a Junior Achievement atua desde 1983 onde já atendeu mais de 32 mil alunos. A associação está presente também no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Criada em 1919, na cidade de Springgield (Massachussets – EUA) , a
associação estabeleceu sua primeira operação internacional no Canadá em 1955. A partir daí, o programa se expandiu em diversas direções. Em 1989, já estava presente em 15 países e hoje a ONG já opera em 112 países.

A cada ano são atendidos cerca de 6 milhões de crianças e jovens, fazendo com que desde de 1919, o total de participantes de seus programas, já tenha superado a marca de 40 milhões de estudantes.

A ONG é uma organização sem fins lucrativos, liderada por um corpo de conselheiros, formado por executivos de grande experiência em suas áreas de negócios. Estabelecem metas a serem atingidas e estratégias para alcançá-las, fornecem recursos materiais e desenvolvem o modelo de atuação.

A partir das contribuições anuais de seus conselheiros são mantidas as despesas fixas da Junior.

As empresas têm um papel fundamental no êxito deste trabalho. Além de colaborar com doações financeiras, elas disponibilizam seus recursos humanos para levar adiante a missão, estimulando seus profissionais a atuarem como voluntários. Por fim, as escolas públicas permitirão que este compromisso social incentive seus alunos a participarem dessa experiência diferenciada para o futuro pessoal e profissional.

Para o presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement de São Paulo, Dr. Tomas Zinneer, a parceria com a Secretaria de Educação é mais do que bem-vinda. ‘Ela vem coroar um trabalho importante que já vem sendo realizado ao longo destes últimos anos e que, a partir de agora, terá a chance de ser ampliado. Ganham as escolas, os alunos e a sociedade’.

Os cursos educativos são diretamente baseados no contato entre jovens e executivos, a fim de que possam transmitir aos estudantes sua vivência no mundo empresarial, difundindo conhecimentos específicos e conceitos de cidadania.

A evolução do programa educativo em São Paulo:

2000 2001 2002
Empresas 34 37 45
Voluntários 131 170 484
Escolas 43 44 66
Alunos 2.181 2.337 5.187

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação
Tel.: (11) 3218-2062/2063/2055