Educação: Secretaria faz parceria com objetivo de treinar alunos para o mundo dos negócios

Executivos voluntários vão transmitir aos jovens sua vivência na área empresarial

sáb, 21/06/2003 - 16h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a ONG Junior Achievement de São Paulo firmaram parceria para beneficiar 5 mil estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Eles vão receber conceitos voltados para o mundo dos negócios. O objetivo do convênio é despertar o espírito empreendedor e estimular o desenvolvimento pessoal e ético, além de proporcionar uma visão realista da economia de mercado.

O projeto será desenvolvido no segundo semestre em 170 salas de aula, nas escolas públicas estaduais. Os cursos terão duração de cinco a 15 horas semanais, com jornadas de uma a quatro horas diárias. Poderão participar alunos de 5ª série do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio.

A associação selecionará e treinará executivos voluntários que participarão como consultores nos cursos ministrados nas escolas, e também fornecerá o material didático-pedagógico. O programa educativo já conta com a parceria de 46 empresas privadas, e está sendo desenvolvido em 46 escolas estaduais, beneficiando 3,5 mil alunos.

Contato direto

Os cursos educativos são diretamente baseados no contato entre jovens e executivos, a fim de que possam transmitir aos estudantes sua vivência no mundo empresarial, difundindo conhecimentos específicos e conceitos de cidadania.

Os temas abordados serão:

  • Introdução ao Mundo dos Negócios;
  • Nosso Mundo;
  • Economia Pessoal;
  • Vantagens de Permanecer na Escola;
  • Empresa em Ação;
  • Miniempresa;
  • Mercado Global;
  • Management and Economics Simulation Exercise;
  • Bancos em Ação e Empresário – Sombra por um dia.

    Todos os alunos que participarem do projeto receberão certificados de credibilidade no mercado dos negócios. Posteriormente, cada jovem terá o seu currículo cadastrado no ‘Banco de Talentos’, do site da Junior Achievement. O endereço eletrônico tem conexão direta com todas as empresas associadas ao projeto para encaminhar jovens que estão a procura de estágios e empregos.

    A empresa que quiser se associar deverá disponibilizar recursos humanos e financeiros para auxiliar na educação voltada ao empreendedorismo.

    Os interessados poderão obter mais informações no site www.jasp.org.br ou pelos telefones (11) 3285-4527 ou 283-0519.

    Formar cidadãos

    Segundo o secretário da educação, Gabriel Chalita, a qualidade no ensino é o caminho mais seguro e eficaz para formar cidadãos capacitados e preparados para enfrentar os desafios da vida. “Estamos atentos no sentido de criar e desenvolver projetos e ações que ultrapassem as fronteiras da educação regulamentada”, afirmou.

    O presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement de São Paulo, Raul Rosenthal espera estender o programa aos alunos das escolas de todo o Estado nos próximos três anos.

    Organização sem fins lucrativos, a Junior Achievement atua desde 1983 no Brasil, onde já atendeu mais de 32 mil alunos. Além de São Paulo, a associação está presente no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

    Criada em 1919, nos Estados Unidos, a ONG estabeleceu sua primeira operação internacional no Canadá em 1955 e hoje opera em 112 países. A cada ano atende aproximadamente 6 milhões de crianças e jovens. Desde sua criação, mais de 40 milhões de estudantes participaram de seus programas.

    Da Agência Imprensa Oficial