Educação: Secretaria estuda novas propostas pedagógicas

O objetivo é enriquecer o currículo escolar e atender as características de cada unidade e sua demanda

ter, 12/11/2002 - 17h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação está realizando vários estudos voltados ao aprimoramento do currículo do Ensino Médio.

A escola terá autonomia, a partir de seu projeto pedagógico, para incluir ou aumentar a carga horária de disciplinas que permitam dar melhor formação aos seus alunos. Essas disciplinas compõe as cargas horárias de cinco horas no período diurno e de quatro no noturno.

A Secretaria da Educação acredita que as escolas podem ampliar a carga horária das disciplinas da área de Ciências Humanas, como História e Geografia, Sociologia, Filosofia e Psicologia, por exemplo, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, atendendo solicitação dos profissionais da educação.

O objetivo é enriquecer o currículo escolar e atender as características de cada unidade escolar e sua demanda, trabalhando, dessa forma, o conceito de construção de currículos, dentro do princípio de autonomia da escola. Para atingir essa nova proposta pedagógica, está prevista a contratação de 16 mil professores.

Também está prevista a inclusão de Educação Física e de Artes para alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Para a efetivação da nova proposta pedagógica, a Secretaria da Educação iniciou uma série de encontros para discutir a implantação de Educação Física e de Artes para 1,2 milhão de alunos do primeiro ciclo (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental.

No dia 27 de setembro, a Secretaria da Educação realizou o I Fórum de Educação Física Escolar, que teve como objetivo apresentar aos educadores e docentes de Educação Física da rede a retomada, a partir de 2003, dessa disciplina para os alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, ministrada por profissionais habilitados – o que hoje não acontece – porém com uma reorganização e adequação do processo metodológico.

Atualmente, esta faixa de alunos tem aulas esporádicas de Educação Física e com professores polivalentes , sem a formação específica dessa área de conhecimento.

A Secretaria da Educação capacitará os 9.980 professores de Educação Física da rede, recorrendo a teleconferências e mais um Fórum, de modo a desencadear o processo com capacitações específicas para que a nova metodologia formulada seja aplicada a partir do próximo ano letivo.

Já no dia 29 de outubro, ocorreu o I Fórum de Ensino de Arte, também tendo como objetivo apresentar aos educadores a retomada desta disciplina em 2003 para estudantes de 1a a 4a série, além de dar início ao programa de capacitação dentro desta área.

Atualmente, os profissionais especializados da rede atendem apenas os alunos de 5a a 8a série do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio. As aulas semanais abordarão teatro, música e artes. O objetivo da Secretaria é que o ensino de arte passe também a ser visto pelos educadores e alunos como área de conhecimento e não como lazer.

C.A