Educação: Secretaria estimula jovens alunos a criar planos de melhoria do espaço escolar

Alunos podem participar através do concurso 'Jovem Inventor', com inscrições até amanhã

qui, 29/05/2003 - 14h46 | Do Portal do Governo

O último dia útil de maio é o prazo final para que alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino se inscrevam, em grupos, no concurso “Jovem Inventor”. O objetivo é desenvolver a criatividade e a originalidade dos estudantes através da elaboração de idéias que, quando postas em prática, melhorem o ambiente escolar. A sala de aula, o pátio, a cantina, os banheiros, entre outros, podem ser alvo de mudanças simples e criativas.

Projetos já existentes ou em andamento nas escolas podem ser inscritos para concorrer junto de novas propostas. Basta preencher uma ficha e entregar uma folha de rosto com a descrição do trabalho.

Devem ser apresentados, ainda, a síntese e a justificativa do projeto, o contexto sócio-cultural da escola em que estuda o grupo de alunos envolvidos, os procedimentos usados para a produção das mudanças, os recursos financeiros necessários e uma avaliação geral do andamento dos trabalhos.

Sintetizar as idéias para comunicar com clareza o teor do projeto é uma dica para aqueles que querem participar. A melhoria do espaço escolar aliado à criatividade, ao baixo custo e à simplicidade de execução são alguns dos critérios de avaliação. Vale lembrar que a escola pode procurar parcerias junto à comunidade para a realização das melhorias.

Também é preciso atentar para o seguinte: cada aluno pode participar apenas de um projeto. As demais condições expressas no regulamento devem ser seguidas. Faça o download das regras clicando no link abaixo. A ficha de inscrição e o modelo de folha de rosto acompanham o regulamento.

Seleção

Os participantes vão enfrentar três etapas de avaliação e análise, independentemente da área ou disciplina envolvida no projeto. A primeira seleção ocorre em agosto com a escolha dos três melhores de cada escola por uma comissão interna. Na segunda etapa, cada Diretoria de Ensino aponta os dois melhores trabalhos de sua jurisdição, a partir da pré-seleção feita pelas escolas.

Os projetos qualificados para a final passam pela avaliação de uma comissão da Secretaria da Educação. Os dez melhores projetos do Estado serão divulgados no dia 18 de setembro de 2003, em local ainda não determinado.

Propostas entregues fora do prazo e dos critérios estipulados serão desclassificadas. Não haverá sorteio ou pagamento de nenhuma espécie para os concorrentes, mas os vencedores terão os nomes divulgados no site da Secretaria da Educação. As orientações para participação também estão disponíveis nas secretarias das escolas da rede estadual de ensino.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

GB