Educação: Secretaria Estadual realiza a segunda Teleconferência de 2003

Evento acontece neste momento na sede da TV Cultura em São Paulo

qua, 19/03/2003 - 12h07 | Do Portal do Governo

Nesta quarta feira, dia 19 de março, a Secretaria de Estado da Educação está realizando a segunda teleconferência do ano com o tema Jovem Voluntário, Escola Solidária. Estão presentes o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, a presidente do Instituto Brasil Voluntário-Projeto Faça Parte, Milu Vilela, pais, alunos e educadores da Diretoria de Ensino Leste 1.

O objetivo desta teleconferência é discutir o voluntariado com diretores, professores, alunos, envolvendo toda a comunidades escolar em ações que promovam o bem coletivo. Afinal, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento e aprendizado de valores, e para o trabalho coletivo e de ideais comunitários. Durante a teleconferência será apresentado o vídeo ‘Como construir um projeto’, produzido pelo projeto Faça Parte, que dá dicas para a realização do trabalho voluntário.

Os professores estarão sintonizados ao programa diretamente em suas escolas, participando por intermédio da formulação de perguntas aos conferencistas através do e-mail educar@tvcultura.com.br, do telefone 3874-3308 e ainda do fax 3874-3307.

A primeira teleconferência deste ano ocorreu no dia 7 de fevereiro, tendo como tema, “Planejamento 2003: A Escola dos Nossos Sonhos”. No período de junho a dezembro de 2002 foram realizadas cinco teleconferências. Todas apresentaram temas de relevância para a melhoria da qualidade de Ensino. A primeira: “Vulnerabilidade do Adolescente”, ressaltou aspectos da relação professor/aluno/pais e a responsabilidade de cada um nesta relação. Em seguida, a teleconferência com o tema “Professores e alunos: encontros, histórias, perspectivas…” discutiu os fatos ocorridos no mundo que interferiram e enriqueceram os projetos desenvolvidos pelas escolas. A do mês de setembro “Desejos animados: uma rede de talentos”,mostrou a importância do espaço escolar para o desenvolvimento de talentos. A do mês de outubro, com o tema: “Escola onde nasce a cidadania”, demonstrou os projetos realizados nas escolas em parceria com a comunidade, incentivando a literatura, a arte, a cultura, o esporte, a saúde e os cuidados com o corpo, estimulam a convivência produtiva e a construção da cidadania. A última do ano com o tema “Ética: Construindo pessoas e espaços”, discutiu formação, valores e princípios no trabalho do professor em sala de aula.

Para sintonização, os informes são os seguintes: Banda L, transponder 6a1; freqüência 1240 Mhz, polarização horizontal. Para a recepção em a antena analógica.

No caso das escolas que possuem antena digital as informações para recepção são as seguintes:
Satélite: Brasilsat B1
Transponder: 11B1
Polarização: Vertical
Freqüência: 4130 MHz (1020 MHz convertido)
Symbol Rate: 12960 Mbts
FEC: 3/4
PID vídeo: 2A hexadecimal ou 42 decimal
PID áudio: 2B hexadecimal ou 43 decimal
PID de PCR: 2A hexadecimal ou 42 decimal

Serviço:
Teleconferência: ‘Jovem Voluntário, Escola Solidária
Data: 19.03.03
Horário: das 10h às 12 horas
Local: Sede da TV Cultura, Estúdio F,
Rua Cenno Sbrighi,378- Barra Funda- São Paulo

Ana Lucia Venerando

GB