Educação: Secretaria encerra III Fórum de Educação em Presidente Epitácio

Evento contou com a presença do secretário-adjunto, Paulo Barbosa

seg, 30/08/2004 - 16h45 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto de Estado da Educação de São Paulo, Paulo Barbosa, encerrou o III Fórum de Educação em Presidente Epitácio sobre Educação Infantil e Educação Inclusiva. O evento foi realizado entre os dias 26 e 27, com um público de 800 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores e supervisores de Escolas Estaduais e municipais do Pontal do Paranapanema.

O objetivo do Fórum foi refletir sobre o crescimento e a capacitação de professores para o Desenvolvimento da Educação Infantil, Creches, Pré-Escola e séries iniciais do Ensino Fundamental. No primeiro dia, os palestrantes discutiram planejamentos e ações para Educação Inclusiva da Educação Infantil nas séries iniciais. No segundo, as palestras foram direcionadas para as estratégias e Interdisciplinaridade na Educação Infantil e também contou com a apresentação do Professor José Francisco Aparecido de Campinas, sobre a Auto Estima do Mestre e do Educando.

Na palestra de encerramento, Paulo Barbosa falou sobre os resultados obtidos no Saresp e Saeb pelos alunos da rede, a diminuição do índice de evasão escolar, sobre o Programa Escola da Família e sua importância para a comunidade e sobre a Capacitação de Professores no Estado, além de enfatizar a viagem de estudos de professores da rede a Salamanca, na Espanha. O secretário-adjunto explicou que a educação é um processo: “o desafio de educar é enorme, por isso a educação é um processo onde aprendemos a cada dia. Os professores são os entusiastas responsáveis em transformar a realidade em que vivemos. E a grande responsabilidade dos Educadores é a conquista de uma educação com qualidade no Estado de São Paulo”, acrescentou Paulo Barbosa.

EE Professor Adelino Chuba Guímaro

Após o encerramento do III Fórum, Paulo Barbosa participou da cerimônia de inauguração oficial e descerramento de placa da EE Professor Adelino Chuba Guímaro. A unidade escolar foi construída mediante convênio com a prefeitura local e funciona desde o inicio do ano.

A cerimônia contou com uma homenagem realizada pela diretora da unidade, Professora Lucimar Manzoli, aos familiares do patrono da escola, Professor Adelino, com a benção do Padre Francisco, pároco da cidade e com as apresentações da Banda da Guarda Mirim e dos músicos do Conservatório de Presidente Epitácio. Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito da Cidade, Adhemar Dassie, o Presidente da câmara, Donatílio Duque de Lima, o Secretário Municipal de Educação, Ademir Alves de Oliveira, e a Dirigente de Ensino, Edeni Aparecida Cunha Garcia.

A Escola funciona nos três períodos, possui ciclo fundamental e médio, atende 749 alunos, conta com 40 professores, 9 funcionários, 8 salas de aula, biblioteca, sala de informática, quadra, sala de professores e sanitário especial para alunos deficientes.

Flavia Louzane, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.