Educação: Secretaria e FDE lançam Programa de Qualidade e Tecnologia na Construção Escolar

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 7

ter, 06/12/2005 - 15h42 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 7, será realizado o lançamento o Programa de Qualidade na Construção Escolar, no Instituto de Engenharia (IE). Na seqüência haverá um ciclo de palestras com profissionais da FDE e entidades da área da construção

Com o objetivo de implementar novas tecnologias e a qualidade total nas construções escolares, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – órgão executor da pasta e responsável pelas obras na rede estadual paulista – lança o Programa de Qualidade e Tecnologia na Construção Escolar (TEC-Escola).

O Programa exigirá que as obras em prédios escolares, desde construções até reformas, sigam critérios estabelecidos como: otimizar o desempenho e conforto; integrar as escolas à paisagem com a máxima preservação ambiental; e otimizar a utilização dos recursos econômicos, naturais e energéticos.

O TEC-Escola irá elaborar procedimentos, normas e documentos técnicos para programas de treinamento da mão-de-obra, para sistemas de qualidade aos fornecedores de projetos e gerenciamento de materiais, obras e serviços. Além disso, irá buscar a racionalização e industrialização da construção, por meio de novas tecnologias e programas de qualificação e certificação de projetos, materiais, componentes, obras, serviços e gestão ambiental.

A Fundação está convidando todas as entidades de classe, empresas e indústrias do setor da construção, assim como, as construtoras para discutirem o Programa. Por isso, após a solenidade de lançamento do TEC-Escola terá início um ciclo de palestras e debate com vários temas do setor.

“A FDE já é referência nacional em construções escolares, inclusive com vários prêmios internacionais. Hoje, utilizamos novas tecnologias da construção civil, como por exemplo, a estrutura pré-moldada de concreto, que reduz o prazo de finalização da obra e custos. Com o TEC-Escola nosso objetivo é implantar novas tecnologias, buscar a qualidade em todas as nossas obras, desde o projeto até o acabamento do prédio, e reduzir custo de manutenção”, declara o diretor-executivo da FDE, Miguel Haddad.

Para o diretor de Obras e Serviços da FDE, o arquiteto Jaderson Spina, as obras escolares da FDE já primam por um padrão de qualidade, pois ao longo dos anos foram desenvolvidos vários catálogos técnicos e especificações, que são seguidos por todas as empreiteiras vencedoras de licitações.

“O parafuso que vai na janela da sala de aula, até o mobiliário escolar que irá compor este ambiente já são determinados pela equipe técnica da Fundação. A experiência dos nossos engenheiros e arquitetos na construção de escolas é tanta que vários Estados nos procuram para obter informações da área, e os nossos técnicos participam das comissões de discussão da ABNT. A qualidade na construção já é uma exigência do Governo do Estado, o que faremos a partir de agora é exigir que todas as empresas que trabalham conosco, nas diversas etapas do processo, estejam compromissadas e elaborem um plano setorial de qualidade”, explica Jaderson.

A adesão ao TEC-Escola começará a ser exigida pela Fundação a partir de fevereiro de 2006. “A empresa terá 16 meses para se adequar e elaborar seu plano de gestão da qualidade. As entidades certificadoras de qualidade poderão auxiliá-los nisso, assim como, os especialistas da FDE. Já contamos com a receptividade da cadeia produtiva da construção civil – sindicatos e associações de classe, indústrias de material de construção e construtoras. A nossa expectativa é de que todos participem deste grande Programa de Qualidade e Tecnologia na Construção Escolar. A sociedade só tem a ganhar“, acrescenta o diretor de Obras e Serviços.

O ciclo de palestras e debates sobre o Programa com profissionais do setor da construção contará com os seguintes temas: Apresentação geral do TEC-Escola; O plano de ação e cronograma de implantação; Experiências do IPT na implementação de Programas da Qualidade na Construção Civil; Obra Limpa – Gestão Ambiental dos Resíduos da Construção Civil em Obras Escolares; Uso da Madeira na Construção Civil; Experiências da FDE – Projeto e Execução; Aspectos relevantes da nova Norma NBR-9062; A qualidade do Projeto Estrutural em Escolas de Concreto Pré-Moldado.

Obras em números

Atualmente, 739 obras escolares no Estado – entre construção, ampliações, reformas, coberturas de quadra e acessibilidade – estão em execução com investimentos de R$ 99, 8 milhões. Destas obras, 107 referem-se a construção de escolas novas ou substituição de prédio, que representam 998 salas e beneficiará mais de 104 mil alunos.

Em licitação encontram-se 763 obras com investimentos previstos de R$ 92, 6 milhões. Somente neste ano, a FDE concluiu mais de duas mil obras.

Data: Quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2005
Horário: 9 horas
Local: Instituto de Engenharia (IE)
Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo

Wania Torres,
da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FDE