Educação: Secretaria e Bovespa abrem concurso para estudantes da rede estadual

Iniciativa destina-se a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e médio

sex, 15/08/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Desde o começo de agosto estão abertas inscrições para o concurso Bovespa na Escola promovido pela Secretaria da Educação e Bolsa de Valores de São Paulo. Destina-se aos alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental e médio, que concorrerão nas modalidades reportagem, criação de site e história em quadrinhos.

Os interessados deverão utilizar, como fonte de pesquisa, o material do Programa Educacional Bovespa, composto por CD-Rom, dois filmes, apostila e cartilha para o professor. O kit foi distribuído nas 6 mil escolas públicas estaduais.

Lançado em março passado, o programa facilita aos estudantes conhecer em detalhes o funcionamento do mercado de capitais. Mostra a importância das bolsas de valores para o País, transmite conceitos básicos de economia, como hábitos de poupança e formas de investimento. Ensina, ainda, como as empresas podem financiar seus projetos de crescimento por meio do mercado de capitais.

Como participar

O concurso busca desenvolver a criatividade, capacidades de comunicação e síntese, integração das diferentes disciplinas e cooperação entre comunidades. As escolas devem inscrever grupos de cinco a dez alunos e selecionar um professor orientador. Cada equipe poderá se inscrever em apenas uma modalidade. Para participar do concurso, basta acessar o site www.bovespa.com.br.

Os trabalhos serão avaliados pelos critérios capacidade de expressão, criatividade, correção da linguagem escrita, qualidades gráfica e plástica. As inscrições terminam em 1º de setembro.

Cada escola deverá formar comissão para, até 5 de setembro, escolher o melhor trabalho, entre os produzidos por seus alunos. Em seguida, a Diretoria de Ensino selecionará o melhor trabalho das escolas sob sua jurisdição, em cada modalidade e nível de ensino. Esses resultados serão enviados à Bovespa, pelo email bovespanaescola@bovespa.com.br, até 18 de outubro.

A Comissão Central da Bovespa selecionará os dois melhores trabalhos de cada modalidade e nível de ensino. Até 21 de novembro será indicada a escola com maior número de trabalhos premiados e a Secretaria da Educação publicará os resultados até 28 de novembro.

Os dois grupos com melhores trabalhos, de cada modalidade e nível de ensino, ganharão R$ 2 mil. Os professores orientadores das equipes vencedoras, um aparelho de DVD. Diretores das escolas dos grupos ganhadores, um Palm Top. Os estabelecimentos de ensino, microcomputadores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de dezembro.

Execução dos trabalhos

Os trabalhos (site, quadrinhos ou reportagem) deverão mencionar escola, diretoria de ensino e nome fantasia do grupo de alunos, sempre inspirados no Programa Educacional Bovespa. Na categoria site, os participantes criarão um com até seis páginas. Os quadrinhos poderão ser legendados ou não. E a reportagem, em forma de entrevista, reportagem, editorial ou qualquer peça de cunho jornalístico. A Bovespa oferecerá páginas no seu site, para orientação do concurso dos concorrentes.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SEE

(AM)