Educação: Secretaria divulga lista dos selecionados do Programa

nd

sáb, 09/02/2002 - 12h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo divulga a listagem dos selecionados para o Programa Profissão. O candidato pode consultar o site do órgão, www.educacao.sp.gov, ou então dirigir-se à unidade escolar onde terminou o ensino médio e verificar se foi selecionado.

No site, o estudante irá encontrar o ícone Programa Profissão. Ao abrir esta página deve ir direto ao item ‘alunos inscritos’. Depois, é só digitar o número da cédula de identidade ou do registro de aluno (RA), e consultar se foi aprovado ou não. Informações também podem ser obtidas no 0800-7700012. As listas ficarão à disposição até o dia 14 de fevereiro.

O inscrito que não foi selecionado pode se dirigir à Diretoria de Ensino da região onde deseja estudar e verificar se há vagas remanescentes em outros cursos, ou se informar na própria escola onde se formou. Os alunos selecionados terão do dia 15 a 22 de fevereiro para comparecerem à escola onde irão estudar para a confirmação de matrícula. As aulas terão início em 25 de fevereiro.

Programa Profissão

O objetivo do Programa é oferecer formação profissional aos jovens da rede pública estadual que concluem em ensino médio. Além da habilitação, o projeto fornece aos seus participantes noções de ética, cidadania, comportamento e relações humanas, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho.

Foram oferecidas este ano 50 mil vagas em todo o Estado, distribuídas em 94 cursos profissionalizantes, destinadas aos estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede estadual paulista em 2001. Para ampliar a oferta de cursos, a Secretaria firmou parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e a Escola Técnica Federal. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participa do programa desde a implantação do projeto, em 2000.

As áreas atendidas pelos cursos vão desde Gestão de Negócios e Informática até Mecatrônica e Processamento de Produtos Agropecuários. Os cursos duram em média um ano e garantem certificados de conclusão ou diplomas.