Educação: Secretaria distribui kits educativos em escolas do Estado

Objetivo é trabalhar a prevenção ao abuso de drogas, violência e as doenças sexualmente transmissíveis

ter, 18/02/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação está encaminhando seis mil kits para as escolas do Estado contendo vídeos e um conjunto de publicações com dois programas educativos, para trabalhar a prevenção ao abuso de drogas, violência e as doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) com os estudantes, por intermédio das 89 Diretorias de Ensino.

O material beneficiará 3,5 milhões alunos, por meio do programa ‘Prevenção Também se Ensina e Comunidade Presente’. Desde janeiro deste ano, está sendo apresentado aos diretores, vice-diretores e coordenadores das Diretorias de Ensino e Oficinas Pedagógicas após a realização de uma orientação com técnicos da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – que pode ser intensificada e ampliada durante os dias de planejamento escolar e contemplações das propostas pedagógicas de cada escola.

O trabalho dos educadores com seus alunos é feito dentro do cotidiano escolar, por meio de temas transversais que podem ser incluídos em trabalhos de pesquisa, feiras, peças de teatro e principalmente, durante a própria aula. Temas de saúde podem fazer parte das aulas de Biologia e Ciências, assim como o de violência pode ser incluído nas aulas de Língua Portuguesa/Redação.

O programa Comunidade Presente foi implantado em 1998 para fortalecer, por meio das Diretorias de Ensino, Associação de Pais e Mestres, Conselhos de Escola e dos Grêmios Estudantis, a interação da escola com a comunidade, promovendo ações eficazes no trato à violência e elucidando a importância da comunidade no processo de resgate da cidadania.

O Prevenção também se ensina, implantado em 1996, foi criado para estabelecer na Rede Estadual de Ensino, um programa de educação continuada que propicie condições para o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a redução do uso de drogas e das DST/AIDS.

A equipe técnica responsável pelo desenvolvimento dos programas participam constantemente de palestras, seminários, congressos e fóruns – presencialmente e a distância -, além de realizar pesquisas em editoras especializadas, livrarias, bibliotecas e universidades, a fim de atualizar informações e reciclar conhecimentos que sirvam de subsídios para o fortalecimento e acompanhamento dos programas nas Diretorias de Ensino e Oficinas Pedagógicas.

As escolas que não receberam os kits devem procurar a Diretoria de Ensino de sua região para que a própria Diretoria entre em contato com as equipes técnicas responsáveis, e faça a solicitação.