Educação: Secretaria da Educação capacita professores para o Ensino Religioso

nd

sex, 22/03/2002 - 19h27 | Do Portal do Governo

Supervisores de Ensino e Assistentes Técnicos Pedagógicos de História tiveram 8 horas de orientação técnica com reflexões e conteúdos para o desenvolvimento das orientações aos docentes que estão ministrando o ensino religioso nas escolas públicas estaduais de São Paulo. A aula de capacitação foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, em São Paulo.

A próxima etapa do processo de capacitação serão as orientações técnicas diretamente aos Professores de Ensino Religioso. Isto vai acontecer através de teleconferências que contarão com a presença de ilustres educadores especialistas no assunto. Elas serão interativas para que os docentes de todo o Estado possam esclarecer suas dúvidas. Textos para estudo e aprofundamento dos temas também estão sendo distribuídos.

Ensino Religioso em São Paulo

No início deste ano letivo a Secretaria da Educação implementou o Ensino Religioso na 8a série do Ensino Fundamental, ampliando a carga horária dos alunos em mais uma aula semanal, incluída nos horários normais de aulas.

Os professores habilitados para o exercício do Ensino Religioso, conforme definição do Conselho Estadual da Educação, são os professores de História, Ciências Sociais e Filosofia, o que permitiu à Secretaria da Educação atribuir essas aulas aos seus próprios docentes efetivos, admitidos ou a serem admitidos em caráter temporário, durante o processo inicial de atribuição de aulas.

Nas 4as séries, o próprio professor da classe, tradicionalmente polivalente, é o responsável pelo desenvolvimento da disciplina. Nas demais séries do ensino fundamental, os professores trabalharão os conteúdos do ensino religioso numa abordagem transversal e interdisciplinar, dando ênfase aos valores fundamentais e universais.

Com essas medidas, acontece a implementação gradativa do Ensino Religioso na rede pública estadual, atendendo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual da Educação através da Deliberação nº16/2001 e Indicação nº 7/2001, e Comunicado CEE publicado no DO após audiência pública realizada pelo Conselho Estadual em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de S.Paulo.

A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, publicou um Comunicado orientador do desenvolvimento curricular de Ensino Religioso, que deve ocorrer através de atividades rigorosamente integradas às disciplinas, privilegiando os seguintes eixos temáticos – nas séries iniciais: antropológico, sociológico e ético e nas séries finais: histórico, sociológico, antropológico e cultural, de forma interdisciplinar e contextualizada.