Educação: Secretaria dá continuidade à capacitação para o ensino religioso

Capacitação de professores, produção de material didático e assessoria são as novas medidas

sex, 25/04/2003 - 14h37 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


A Secretaria de Estado da Educação, em convênio com a Unicamp, está convocando assistentes pedagógicos e supervisores de ensino para a 5ª capacitação do Ensino Religioso, nos próximos dias 29 e 30 de abril.

Mais uma vez, a capacitação será centralizada no assistente técnico pedagógico (ATPS) e supervisor de ensino de cada uma das 89 Diretorias de Ensino, totalizando 178 profissionais da rede estadual, que vão repassar o conhecimento para cerca de 5.240 professores multiplicadores. Já foram realizadas 15 visitas técnicas às Diretorias de Ensino, realizadas nas Oficinas Pedagógicas. Estes encontros, objetivam, principalmente, o acompanhamento dos projetos elaborados por professores da disciplina.

Com relação ao material pedagógico, já foram produzidos quatro livros direcionados com eixos temáticos. ‘A proposta é fazer a síntese mantendo os principais conteúdos que contemplam a história das religiões. O quinto caderno será com imagens religiosas’, afirma o professor Wálter Roberto Siqueira Lazzarini, coordenador do Ensino Religioso na Secretaria.

A outra grande novidade, é a criação de uma canal de comunicação direto com os professores via internet para o assessoramento dos trabalhos.

O ensino religioso está previsto na LDB – Lei nº 9394/96 e atualmente faz parte da matriz curricular na rede pública do Estado, onde é aplicado nas oitavas séries do Ensino Fundamental. Os professores com licenciatura em História, Filosofia e Ciências Sociais, são habilitados pelo Conselho Estadual da Educação para ministrar a disciplina. As aulas acontecem uma vez por semana e os alunos não são obrigados a participarem.

O conteúdo aprofunda a temática da história das religiões, sem ser
seletivo. O curso foi elaborado por oito professores doutores da área de Ciências Sociais da Unicamp, que repassam seus conhecimentos para os profissionais das 89 Diretorias de Ensino. O Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina nos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vetadas quaisquer formas de proselitismo.

‘O Ensino Religioso está fundamentado nos princípios da cidadania, na valorização do pluralismo e na diversidade cultural dentro da formação histórica da sociedade brasileira. É a construção do processo educativo, aprimorando a responsabilidade social do aprendiz, dando oportunidade de diferentes visões de mundo’, conclui o prof. Walter Lazzarini.

(LRK)